24.2 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 24 Junho, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraVila Nova de Cerveira: Cerveira ilumina Castelo e ergue bandeira da UE...

Vila Nova de Cerveira: Cerveira ilumina Castelo e ergue bandeira da UE no Dia da Europa

“A União Europeia é um projeto de crescimento coletivo, uma herança que devemos celebrar e continuar a defender e fortalecer”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira. Mais um ano, e o Município cerveirense assinala o Dia da Europa (9 de maio), de uma forma simbólica, mas marcante. O Castelo de Cerveira, ex-libris do concelho, surgirá iluminado com a cor azul da bandeira europeia, nas próximas duas noites e, na manhã desta quinta-feira, será hasteada a bandeira da União Europeia no edifício dos Paços do Concelho.

O Município de Vila Nova de Cerveira está cada vez mais em sintonia com o resto da Europa, com vários projetos europeus em curso, que permite a partilha de conhecimento, experiência e boas práticas com dezenas de cidades e instituições do ‘velho continente’. Um deles, o mais recente e com um grande impacto – projeto ARCHETHICS – envolve o Castelo de Cerveira, daí ter sido o monumento destacado para assinalar esta efeméride.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, “o atual estado de abandono impõe a necessidade do Castelo de Cerveira voltar a fazer parte do quotidiano da comunidade”, pelo que encara a essência e a integração neste projeto europeu em curso como “uma oportunidade mais abrangente para refletir, em conjunto, novas rotas culturais que integrem este monumento nacional no dia a dia dos cerveirenses e dos turistas, recuperando a relação afetiva e histórica entre o Castelo e a sua população, e restaurando a sua centralidade”.

O autarca Rui Teixeira destaca ainda a capacidade do município no que diz respeito ao aproveitamento dos fundos comunitários. “Temos sabido aproveitar as várias oportunidades que vão surgindo em prol do desenvolvimento do concelho e há bons resultados à vista e para desfrute da população como seja o recém-inaugurado Palco das Artes”, afirma, acrescentando: “O futuro apresenta-se desafiador. Temos de estar unidos para o enfrentar e vencer”.

As próximas eleições europeias – 9 de junho – revestem-se de uma importância fundamental com vista à preservação dos valores funcionais da União Europeia, designadamente a democracia e o Estado de Direito, num cenário caraterizado por uma situação global complexa e desafiante. Pretende-se assim, com este ato de iluminação de edifícios, realçar a premência de preservar os valores definidores do modo de vida europeu sensibilizando as pessoas para a importância de votarem nas eleições europeias.

De relembrar que o Dia da Europa assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», em que num discurso proferido em Paris, a 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, capaz de trazer a paz ao continente europeu. Desta ideia, baseada na cooperação conjunta, assentou criação da União Europeia (UE). Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares