Os novos candeeiros da Avenida Dr. Ramos Pereira em Vila Praia de Âncora, que no mandato anterior opuseram a Junta daquela Freguesia e a Câmara Municipal, foram um dos temas discutidos no período antes da ordem do dia da última reunião do executivo.
Recorde-se que o então presidente da Junta de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, acusou por diversas vezes o chefe do executivo anterior de “má vontade” ao não autorizar a ligação daqueles candeeiros.

Agora que o executivo mudou e que o vice-presidente da Câmara é Carlos Castro, a vereadora do Partido Socialista, Liliana Ribeiro, questionou a câmara sobre o porquê daqueles candeeiros continuarem apagados uma vez que o executivo tinha mudado.

Em resposta à questão da vereadora socialista, a presidente da Câmara de Caminha lembrou que o novo executivo só tinha tomado posse há 12 dias e que face aos muitos problemas que têm surgido ainda não tinha sido possível resolver tudo. A edil deu alguns exemplos dos muitos problemas com que o novo executivo se tem deparado e que tem de resolver.
Relativamente aos candeeiros da Marginal de Vila Praia de Âncora que permanecem desligados, Liliana Silva passou a palavra ao vice-presidente da Câmara Carlos Castro que considerou a intervenção da vereadora socialista, “uma piada muito gira”.

O vereador acusou o anterior executivo de nunca ter aceite a colocação dos novos candeeiros, nunca ter dado um subsídio para a sua aquisição e de ter mandado por “má fé” desligar os candeeiros.
Mas Carlos Castro diz que agora o processo dos candeeiros está finalmente a ser tratado e que só ainda não foram ligados porque a câmara vai abrir uma vala ao longo de toda a avenida para colocação de um novo cabo elétrico para ligar os candeeiros novos, uma vez que o que existe está danificado.
O vice-presidente da Câmara acusou o anterior executivo de nada ter feito para resolver o problema da iluminação na marginal de Vila Praia de Âncora, apesar dos muitos avisos da Junta de Freguesia.
Carlos Castro garantiu que os novos Candeeiros da Avenida Ramos Pereira em Vila Praia de Âncora vão ser ligados assim que a obra de substituição do cabo estiver concluída, uma obra que tem de ser executada pela Câmara uma vez que estes candeeiros são considerados iluminação decorativa e não iluminação pública. Assim sendo terá de ser a Câmara a executar esta empreitada que segundo o vice-presidente da Câmara já deveria ter sido feita pelo anterior executivo.
Carlos Castro a explicar porque é que os candeeiros da Avenida Ramos Pereira em Vila Praia de Âncora ainda não foram ligados.

Antes de dar por terminada a discussão deste assunto, a presidente da Câmara aproveitou para acrescentar mais um problema com que se deparou quando tomou posse, nomeadamente o mau estado em que se encontram os equipamentos públicos no concelho, dando como exemplo o edifício da Câmara com gabinetes a chover lá dentro e até no Museu do Mar recentemente inaugurado.
Liliana Silva a dar conta dos inúmeros problemas que encontrou quando chegou à Câmara.



