10.9 C
Caminha Municipality

Viana: SMSBVC avançam com projeto para promover compostagem doméstica

Data:

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) vão investir 5.3 milhões de euros num projeto que visa a promoção da compostagem doméstica e a recolha seletiva de biorresíduos alimentares.

O projeto candidatado ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de recursos) foi apresentado à comunicação social pelo presidente do conselho de administração dos SMSBVC, Vítor Lemos.

O projeto apresenta dois eixos: a promoção da compostagem doméstica no perímetro rural e a implementação, no perímetro urbano, de um sistema de recolha seletiva de biorresíduos alimentares, e tem como objetivo de reduzir a produção e deposição de biorresíduos em aterro e ainda a educação para a cidadania e a sustentabilidade.

Assim, a compostagem doméstica no perímetro rural vai abranger 13500 fogos, correspondendo a 50% dos fogos existentes mediante a atribuição de kits de compostagem doméstica. Já na área urbana, serão atingidos todos os 22 mil fogos, estando previstas diversas infraestruturas de apoio como a instalação de 480 contentores para descarga coletiva destinada ao fluxo de biorresíduos alimentares, a entrega de 22 mil contentores domésticos para facilitar o armazenamento temporário dos resíduos alimentares produzidos e ainda a aquisição de duas viaturas para a recolha e transporte dos biorresíduos.

Ao todo, vão ser investidos 5.3 milhões de euros, comparticipados em 4.2 milhões de euros pelo POSEUR, devendo ser implementado até dezembro de 2019.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Interrompidas buscas pelos três pescadores desaparecidos após naufrágio numa zona rochosa da Ínsua

As buscas pelos três pescadores que desapareceram na sequência...

Naufrágio na Ínsua: veja aqui as imagens

Ainda não foram encontrados os três pescadores de nacionalidade...

Naufrágio na Ínsua: Duas pessoas resgatadas, três pescadores ainda desaparecidos

Segundo noticia o Correio da Manhã, uma embarcação de...

Sporting Club Caminhense arrancou à meia noite com as comemorações do centenário do clube

O Sporting Club Caminhense (SCC), Clube de Remo do...