Viana do Castelo é, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística relativos a 2013-2015, o quinto concelho capital de distrito mais exportador do país, logo a seguir a Lisboa, Setúbal, Porto e Braga.
Segundo o INE, as exportações de Viana do Castelo cresceram 30% entre 2013 e 2015, ou seja, a um ritmo médio superior ao dobro verificado na Região do Norte e seis vezes superior ao registado ao nível nacional, sendo agora o quinto concelho capital de distrito mais exportador.
Em 2015, Viana do Castelo exportou 830 milhões de euros, correspondentes a 50.2% das exportações do Alto Minho, e exportando, neste período, 2.2 mil milhões de euros.
Para estes resultados divulgados pelo INE, muito contribuiu a internacionalização das empresas vianenses mas também a captação para o concelho de novas unidades industriais e empresariais de capital estrangeiro que se tem vindo a fixar no concelho de Viana do Castelo.
Estes números mostram também a forte dinâmica do tecido empresarial de Viana do castelo, bem como o trabalho desenvolvido pelos empresários do concelho, com a criação de projetos inovadores e que, apesar das dificuldades económicas dos últimos anos, tem tido grande determinação.