12.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana quer ser Cidade Europeia do Desporto 2022

Viana quer ser Cidade Europeia do Desporto 2022

A Câmara Municipal já formalizou a candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2022. O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, e o Vereador do Desporto, Vítor Lemos, reuniram com o Presidente da ACES PORTUGAL – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos, para definir a intenção de candidatura por parte do Município vianense.

Viana do Castelo assume-se como uma cidade saudável, amiga do desporto e da promoção de estilos de vida saudáveis. O concelho apresenta-se como local privilegiado para a prática de diversas modalidades, desde desporto de natureza, passando pelos desportos náuticos e desporto indoor.

Como resultado deste investimento no desporto, em janeiro a III Gala do Desporto de Viana do Castelo encheu-se de campeões para homenagear os 162 atletas que, ao longo da anterior época desportiva, conquistaram o primeiro lugar do pódio em provas a nível nacional, europeu ou mundial, em dezenas de modalidades.

Recorde-se que o desporto tem sido uma forte aposta do executivo, que tem promovido o desenvolvimento de Viana do Castelo enquanto Cidade Náutica do Atlântico.

Para tal, o projeto do Centro de Mar aposta no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos e no reforço da posição de Viana do Castelo como uma cidade marítima. O Centro de Mar constitui‐se, assim, como um polo agregador da náutica e do turismo náutico através da articulação em rede de um conjunto de atividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de um conjunto de elementos patrimoniais e ambientais, potenciadores da criação de novas atividades relacionadas e de novas competências, nomeadamente na área dos serviços à náutica.

Esta aposta integrou a construção do Centro de Remo, Centro de Vela, Centro de Canoagem e Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf, centros desportivos de excelência onde diariamente é promovido o projeto escolar Náutica nas Escolas, através do qual milhares de estudantes vianenses contactam com o rio, mar e desportos náuticos. Incluiu ainda a criação de um Centro Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar no navio Gil Eannes.

Ao longo do ano letivo 2019/2020, a Câmara Municipal de Viana do Castelo atinge milhares de alunos nos quatro projetos educativos criado para incentivar a prática de Desporto. A Patinagem no Pré-Escolar está a envolver, neste ano letivo, 320 alunos de 18 turmas de 15 escolas do concelho. Já a Natação, promovida junto dos estudantes do 1º Ciclo do Ensino Básico, chega a 1.529 alunos de 80 turmas de um total de 36 escolas. A Náutica nas Escolas, que abrange o 2º e 3º ciclo, chega a 1.909 estudantes de 99 turmas de 9 escolas do concelho. O projeto Atletismo nas Escolas vai chegar a 1.116 estudantes.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares