Viana do Castelo vai acolher, a 15 e 16 de dezembro de 2017, o II Encontro de Investidores Portugueses da Diáspora. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas na sessão de apresentação do II Encontro dos Investidores da Diáspora, que decorreu no Gil Eannes, onde foi assinado o protocolo de colaboração entre as duas entidades para avançar com a iniciativa.
O encontro, a decorrer no Forte Santiago da Barra, visa partilhar experiências e criar uma rede de trabalho, contando com a participação de vários governantes e proporcionar uma visão mais integrada do valor do mercado que os investidores representam e da sua importância estratégica, num mundo globalizado, competitivo, inovador e exigente.
A segunda edição da iniciativa pretende criar um ambiente favorável ao networking, ao debate, à partilha de experiências, à identificação de afinidades, à tomada de consciência das complementaridades entre as diversas realidades da Diáspora, assim como ao conhecimento, ao diálogo intercultural e ao lançamento de bases de eventuais parcerias de negócio.
A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas tem apostado na dinamização e no reforço dos conteúdos e atribuições do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, com o objetivo de identificar micro e pequenas empresas da Diáspora, de referenciar o fenómeno do associativismo empresarial e de assinalar a existência de Câmaras de Comércio em atividade.