8.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana do Castelo: “RETRATOS de hoje e de antes” até 30 de...

Viana do Castelo: “RETRATOS de hoje e de antes” até 30 de setembro no Museu do Traje

O Museu do Traje em Viana do Castelo, acolhe, até 30 de setembro, a exposição “RETRATOS de hoje e de antes”, do Grupo de Folclore Casa de Portugal do Principado de Andorra, no âmbito das celebrações dos 25 anos desta associação.

Esta exposição surge da necessidade que os elementos do grupo sentiram de se reinventar devido aos constrangimentos provocados pela pandemia. Os dançarinos optaram, então, por realizar sessões fotográficas nas casas-museus do principado de Andorra que reuniam condições arquitetónicas para recriar vivências dos antepassados da primeira metade do século XX.

“Os nossos emigrantes são a mais bela prova de que, passem os anos que passarem, o amor pela terra onde nasceram não esmorece. Por isso, é sempre com emoção que acompanho o trabalho das associações, instituições ou dos grupos que, além-fronteiras, fazem questão de promover aquilo que é nosso”, refere o autarca no catálogo da exposição inaugurada ontem.

O Grupo de Folclore Casa de Portugal está a assinalar, ao longo do ano de 2021, os 25 anos de existência e é um grupo que leva Viana do Castelo no coração e, em 2013, a coletividade foi agraciada com o título de Instituição de Mérito de Viana do Castelo.

A mostra pode ser visitada até 30 de Setembro e junta-se à exposição permanente do Museu do Traje e à exposição “Memórias de um Povo: O Traje Popular Vianense, 1925 – 1960”, que assenta nos testemunhos de quase uma centena de anciões do concelho vianense e que procura dar a conhecer o uso dos vários tipos de trajes populares deste concelho, entre 1925 e a década de 1950.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares