12.3 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 13 Maio, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo recebe III Semana do Atlântico

Viana do Castelo recebe III Semana do Atlântico

Viana do Castelo recebe a terceira edição da Semana do Atlântico entre 21 e 23 de Outubro, no campo de regatas do Cabedelo, Praia Norte e Rio Lima. Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, Clube de Vela de Viana do Castelo e pelo Real Clube Náutico de Vigo, o evento afirma-se como um dos mais importantes da Europa.

A Semana do Atlântico é um evento de Vela que se realiza desde o ano 2000 na Cidade de Vigo, no seguimento do Trofeu Martim Barrero, que vai já na sua 41ª edição. Em Vigo e ao longo de três fins-de-semana, cerca de 650 velejadores de vários países marcam presença nas classes Vaurien, 420, Laser, Snipe e Optimist. Na Classe Optimist têm a classificação de “Excellence Cup”, o que a torna uma das três mais importantes realizadas em Espanha.

Tendo em atenção a importância que a Semana do Atlântico adquiriu, ao longo dos seus 15 anos de existência, e pela necessidade que se sentiu de a alargar para fora dos limites da Cidade de Vigo, foi decidido em 2014 e pela primeira vez, que a mesma se realizasse também em Portugal e neste caso em Viana do Castelo, fruto de um desafio do Clube de Vela de Viana do Castelo ao Real Clube Náutico de Vigo.

Esta parceria entre os dois Clubes, Clube de Vela de Viana do Castelo e Real Clube Náutico de Vigo, foi também e desde a primeira hora objeto de um forte apoio dos Municípios de Viana do Castelo e Vigo pela importância que sentiram nesta parceria. Na 1ª edição e exclusivamente na Classe Optimist, atingiu-se em Viana do Castelo um número de cerca de 134 embarcações e, na 2ª edição, um total de 206.

Para 2016, o objetivo é atingir as 230 embarcações envolvendo toda a frota nacional incluindo Açores e Madeira e a frota galega de forma a consolidar esta regata em Viana do Castelo e que desta forma, a sua internacionalização a outros países, seja uma realidade. Estão já garantidos além dos velejadores nacionais e espanhóis a seleção da Bélgica e a título individual de Inglaterra, França, Letónia e aguardamos a confirmação de Angola.

Fruto do interesse demonstrado e das inscrições já recebidas, pode afirmar-se que o III Troféu da Cidade de Viana do Castelo é claramente a maior regata na Classe Optimist que se organiza em território nacional.

Este ano e também pela primeira vez, será organizada um estágio internacional com cerca de 20 velejadores, entre os dias 26 a 29 de Outubro, liderado por um dos melhores treinadores do mundo na Classe Optimist, o Argentino Gonzalo Bocha Pollitzer, e os Espanhóis Alberto García Villar e Pedro Quiroga Troncoso. Consolidada a regata na Classe Optimist, o objetivo é avançar também para as restantes classes.

Atualmente encontra-se a decorrer o 1º estágio na Classe Laser no âmbito do “Viana Sailing” com a presença de velejadores de Portugal (projeto Olímpico) do Canadá e Irlanda. O 2º estágio decorrerá entre os dias 26 a 31 de Dezembro de 2016.

O treinador responsável por estes estágios é o Vianenses Miguel Andrade do Clube de Vela de Viana do Castelo, também responsável pela representação de Portugal no Campeonato do Mundo da Juventude a realizar na Nova Zelândia.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares