A Câmara de Viana do Castelo vai investir, este ano, 200 mil euros no reforço de recursos humanos em diversas extensões de saúde e no aluguer de viaturas destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários, foi hoje divulgado.
Em outubro de 2020, a Câmara e a Unidade de Saúde do Alto Minho (ULSAM) celebraram um protocolo de cooperação para reforço de assistentes operacionais e técnicos que tem permitido a alocação de recursos humanos às extensões de saúde de Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima, Lanheses, Alvarães, Vila Franca, Afife, Carreço e UCSP de Darque.
Entre 2021, 2022 e 2023, o protocolo representou um investimento municipal de quase 250 mil euros e, em 2024, o reforço de recursos humanos em nove Unidades de Saúde implica a contratação de 11 profissionais.
Já o protocolo viaturas – cuidados de saúde domiciliários, representou entre 2021 e 2023, um investimento municipal foi de 95 mil euros. Atualmente, no âmbito deste protocolo estão disponíveis duas viaturas para o centro de saúde de Darque, uma para o de Barroselas e, duas para o de Viana do Castelo.
LUSA