O autarca, José Maria Costa, indicou que este foi “um dia particularmente feliz para Viana do Castelo, por representar o primeiro investimento depois de a autarquia ter apresentando o programa de incentivos ‘Ativar a Economia, Aumentar o Emprego’”, o que considera ser “uma prova de confiança na cidade, no concelho e no Alto Minho”.
“Este novo hotel vem preencher uma lacuna existente no que toca à oferta hoteleira. Sendo um hotel de uma cadeira internacional, vem aumentar e potenciar a internacionalização da cidade através da própria rede”, referiu o edil, frisando que Viana do Castelo “começa a ser olhada com muito interesse pelas cadeias internacionais”.
Também Celso Ferreira, da Rendimo, indicou que a assinatura deste contrato de investimento de uma unidade hoteleira que vai ocupar uma área de 4.000 metros quadrados “mostra a competitividade do território” e acontece “devido à audácia do Município de Viana do Castelo” ao lançar um conjunto de incentivos à reativação da economia.
“O cruzamento de clusters na região dá-nos a garantia que este é um projeto sustentável e rentável a nível do turismo de lazer e do turismo de negócios”, reforçou o responsável, assegurando que o hotel vai “levar a bandeira de Viana do Castelo a todo o mundo”.
Torcato Faria, da B&B HOTELS, referiu que este será uma unidade “techno-chic” que corresponde a um “smart hotel”, moderno, confortável e atrativo para o cliente.
A B&B Hotels é uma cadeia de hotéis que teve início em França em 1990. Para além de quatro hotéis em Portugal, a B&B Hotels conta com mais de 500 hotéis e mais de 40 mil quartos, repartidos por 12 países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Polónia, República Checa, Brasil, Áustria, Suíça, Eslovénia e Bélgica.
Atualmente, o grupo encontra-se em plena expansão e espera terminar o ano de 2020 com mais de 620 hotéis e aproximadamente 55 mil quartos.
Recorde-se que, no ano passado, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, pediu mais investimento em novas unidades na cidade. O edil garantiu que a tendência de crescimento o número de turistas na região se tem mantido coerente nos últimos cinco anos, o que significa que a cidade e o concelho precisam de mais investimento. O setor do turismo em Viana do Castelo tem crescido acima da média nacional nos últimos anos, destacando-se o crescimento dos mercados português, espanhol, alemão, francês e inglês.