12 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo: GNR apreende meixão no valor de 11 mil euros

Viana do Castelo: GNR apreende meixão no valor de 11 mil euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu quarta-feira, no rio Lima, concelho de Viana do Castelo, 1,2 quilogramas de meixão em estado juvenil, com o valor estimado de 11.800 euros.

Em comunicado, a GNR adianta que a apreensão ocorreu no âmbito de uma ação de fiscalização e vigilância do controlo da captura, detenção, transporte e comercialização ilegal de meixão, efetuada pelo subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha.

“Os militares da Guarda apuraram que três tripulantes de uma embarcação utilizavam uma rede para a captura desta espécie que, devido às suas características, é extremamente lesiva à fauna existente”, refere a força policial.

Na operação, a GNR apreendeu o meixão, a embarcação e o material utilizado na captura desta espécie. O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo.

A enguia europeia é uma espécie animal designada por “Anguilla Anguilla” vulgarmente conhecida por “meixão” (enguia bebé). “É uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie”, esclarece a GNR.

 

Foto de Arquivo

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares