O galardão foi atribuído no âmbito do programa “O Norte Reconhece, O Norte Valoriza”, que tem como fundamento reconhecer e difundir boas-práticas em matéria de Enfermagem. Trata-se de um reconhecimento pelo trabalho de uma instituição que tem primado por uma formação completa, balizada por um corpo docente capaz e centrada na melhor preparação da sua comunidade académica.
A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo foi distinguida pela Ordem dos Enfermeiros – Secção Regional do Norte com o Prémio de Excelência. A condecoração aconteceu no âmbito do programa “O Norte Reconhece, O Norte Valoriza”, que tem como propósito difundir boas-práticas em matéria de Enfermagem.
O reconhecimento surge na categoria de formação e ensino de enfermagem em 2023. Para a direção da Escola Superior de Saúde do IPVC trata-se de uma distinção que vem reconhecer o trabalho de uma instituição que tem primado por uma formação completa, balizada por um corpo docente capaz e centrada na melhor preparação da sua comunidade académica.
O Prémio de Excelência em Formação e Ensino de Enfermagem 2023 é o reconhecimento e um testemunho do compromisso incansável que a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo tem em proporcionar uma formação de qualidade e em preparar os futuros profissionais de enfermagem para os desafios do setor de Saúde.
A excelência na formação de enfermagem ministrada na Escola Superior de Saúde do IPVC traduz-se em conhecimento pela formação teórica, mas também pelas experiências práticas relevantes que preparam os estudantes para enfrentar situações do mundo real, centradas na prestação de cuidados de saúde de qualidade.
Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo na implementação da Plataforma Educacional e4nursing
Entretanto, a Escola Superior de Saúde do IPVC esteve também presente na cerimónia de assinatura da carta de parceria, que tem como propósito a implementação da Plataforma Educacional e4nursing. Trata-se de uma plataforma web-based, bilíngue (Português/Inglês), “orientada para o processo de conceção de cuidados de enfermagem, com uma arquitetura assente nas principais etapas do processo de tomada de decisão clínica e com uma estrutura de conteúdos alinhada com a Ontologia de Enfermagem, aprovada pela Ordem dos Enfermeiros”.
A carta de parceria, que vai entrar em funcionamento em julho de 2025, visa disponibilizar esta plataforma às instituições para a implementação na formação dos profissionais de saúde.
Além da Escola Superior de Saúde do IPVC, estão presentes as Escolas Superiores de Enfermagem do Porto, da Universidade do Minho, de Coimbra, de Lisboa, dos Açores e da Madeira, assim como a VirtualCare.
A Plataforma Educacional e4nursing surgiu da investigação produzida no âmbito do CIDESI – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas de Informação em Enfermagem – e da ESEP, um dos 14 centros mundiais acreditados pelo ICN (International Council of Nurses).