26.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDesportoViana do Castelo é capital mundial do bodyboard

Viana do Castelo é capital mundial do bodyboard

O Viana World Bodyboard Championship (Mens’s) e o Pro Junior World Championship, este ano com o formato de prova única, acontecem já entre 26 e 30 de setembro, na praia da Arda, em Viana do Castelo. O próximo campeão do mundo júnior será coroado na capital alto-minhota, num campeonato para o qual são esperados atletas de todo o planeta. Iain Campbell, atual campeão mundial de bodyboard e vencedor das duas últimas edições da prova vianense, está de regresso para um evento que espera “brilhante”.

 

As previsões tanto de ondas como climáticas para as datas destas duas provas, integradas no Viana Surf City Fest, são excelentes. O que para João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana (SCV), entidade organizadora dos eventos em parceria com a Association of Professional Bodyboarders (APB) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, “demonstra que a aposta no final de setembro é uma aposta ganha”.

Iain Campbell, que vai, novamente, pernoitar e treinar no Centro de Alto Rendimento de Surf local, está entusiasmado por regressar e também “para ver os juniores virem de todo o mundo e competirem em Viana do Castelo. Mal posso esperar para ver o nível que irão trazer para o evento”.

Esta estrela sul-africana do bodyboard, que está a lutar pelo “título mundial” e por “vencer o maior número de etapas”, adora voltar à capital vianense. “A cidade realmente convida os bodyboarders a regressar e a divertirem-se. Em Viana, somos mimados com um dos melhores tratamentos que recebemos ao longo do Campeo­nato Mundial”, explica.

As expetativas da APB também são elevadas. “A ligação entre a cidade e o bodyboard é histórica, não só por ter sido o primeiro local a organizar um evento do Circuito Mundial fora do Havai mas também por a beleza da cidade e a qualidade das suas ondas, realmente, beneficiarem o evento”, refere Terry McKenna, tour manager da APB, acrescentando “a equipa do SCV é das mais profissionais com que trabalhamos no Circuito Mun­dial”.

 

Aumentam os participantes na Semana Europeia do Desporto em Viana

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia. Com o lema #BeActive, visa promover, em toda a Europa, o desporto e a atividade física associadas à saúde.

O SCV organiza, desde 2015, a Semana Europeia do Desporto. Este ano, esta atividade volta a acontecer em simultâneo com o Viana World Bodyboard Championship e com o Pro Junior World Championship.

Em resultado de um forte trabalho de parceria entre os agrupamentos de escolas vianenses, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o clube, a edição deste ano deverá proporcionar uma experiência única na praia a cerca de 600 participantes.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares