21.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana do Castelo: Câmara incentiva retoma da atividade cultural

Viana do Castelo: Câmara incentiva retoma da atividade cultural

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou um conjunto de propostas que visa incentivar a retoma da atividade cultural das bandas filarmónicas e dos núcleos museológicos do concelho.

Assim, foi aprovado um Apoio Financeiro às Bandas Filarmónicas do Concelho de Viana do Castelo tendo em consideração que “o trabalho desenvolvido pelas bandas tem tido uma representação na valorização da cultura vianense, através da promoção e divulgação musical, quer no enriquecimento pessoal e musical dos seus constituintes, quer no enriquecimento de públicos existentes e na criação de novos públicos”.

“O Município está sensibilizado pelo facto das Bandas Filarmónicas terem sido obrigadas a suspender a sua atividade em 2020 e 2021, fruto da pandemia Covid-19, mantendo custos mensais de manutenção de equipamentos e infraestruturas”, sendo que este apoio “tem também como objetivo um planeamento de novos concertos, despesas de funcionamento e apetrechamento, para que possam iniciar o ano de 2022 dotadas de meios para proporcionar excelentes espetáculos musicais”. Assim, será atribuída uma verba de 4.000 euros à Banda dos Escuteiros de Barroselas, Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas, Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha e ainda à Filarmónica da Associação Musical de Vila Nova de Anha.

Foi ainda aprovada a proposta de Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro entre o Município, a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro e a Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas para a construção da Biblioteca do Vale do Neiva. Recorde-se que a Associação de Reformados criou em 2019 o Núcleo Museológico do Linho e pretende agora instalar no mesmo espaço uma biblioteca dedicada aos autores do Vale do Neiva.

Para tal, foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro de 7.500 euros para a melhoria do Núcleo Museológico já existente e para a execução desta biblioteca que ficará instalada no edifício sede da ARPB.

O executivo aprovou ainda um Apoio de 2.500 euros à Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha para a Exposição “Anha Somos Todos Nós”, em parceria com o Professor Manuel Domingos C. Silva e Horácio Saleiro, com o envolvimento de diversas entidades, associações e famílias da freguesia. O programa da exposição, que pretende ser uma iniciativa pedagógica para as escolas da área envolvente, apresenta um conteúdo cultural que abrange desde a conceção de coletâneas que abordam a religiosidade, literatura popular, resenha da Casa do Povo – Incubadora de respostas sociais, fotografias, particularidades diversas, teatro de revista, desenhos à pena, rostos de pessoas de Anha e formas de trajar.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares