17.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDesportoViana do Castelo: Aprovados mais de 277 mil euros para projetos desportivos...

Viana do Castelo: Aprovados mais de 277 mil euros para projetos desportivos nas escolas

Foram aprovadas, na última reunião do executivo, quatro propostas que ascendem a um valor global superior a 277 mil euros para que os estudantes de Viana do Castelo tenham acesso aos projetos “Náutica nas Escolas”, “Náutica para Todos” e “Natação nas Escolas do 1º CEB”.

No âmbito do projeto Náutica nas Escolas, o Município, os agrupamentos escolares e quatro clubes desenvolvem os desportos náuticos nas escolas básicas e secundárias do concelho, envolvendo cerca de 2.000 estudantes dos diversos agrupamentos escolares. A autarquia tem mantido a promoção das atividades náuticas conjuntamente com escolas e os clubes náuticos Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Club, VRL – Viana Remadores do Lima e Surf Clube de Viana para assegurar o desenvolvimento das modalidades em meio escolar, nos Centros Náuticos da Canoagem, Remo, Vela e Centro de Alto Rendimento do Surf, integradas no currículo da disciplina de educação física.

Assim, de 1 de janeiro a 31 de dezembro do presente ano, os quatro clubes náuticos irão receber um apoio mensal de 3.800 euros, cada um, perfazendo uma verba global de 182.400 euros, para que os clubes disponibilizem “os meios técnicos, as instalações e equipamentos necessários”.

A Câmara Municipal aprovou ainda o protocolo a estabelecer com a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo para promoção do projeto Náutica para Todos, perspetivando a inclusão nas atividades curriculares na expressão físico motora, da natação no 1º CEB e da náutica na disciplina de educação física, no 2º e 3º ciclos e secundário, adaptada, em todos os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula. O protocolo prevê a atribuição de um apoio mensal de 5.000 euros, totalizando 60.000 euros no período de um ano.

Outro dos projetos em desenvolvimento é a Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico, que possibilita que todos os alunos tenham acesso ao ensino da natação, numa atividade integrada nos currículos, graças a uma colaboração com a Escola Desportiva de Viana e o Viana Natação Clube. Para tal, a EDV receberá um apoio mensal de 1.499 euros, ao longo de nove meses, ascendendo a 13.491 euros anuais, e o Viana Natação Clube 1.755 euros mensais, pelo mesmo período, ascendendo a 15.795 euros anuais.

Para apoio ao desenvolvimento da atividade de Natação no 1º CEB, serão ainda realizados protocolos com o Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, para utilização da piscina, dividido em dois anos letivos, com 3.648 euros para ano letivo 2021/2022 e 1.749 euros para 2022/2023.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares