10.3 C
Caminha Municipality

Viana do Castelo: 763 anos de Foral assinalados com homenagem a funcionários municipais com 40 anos de serviço

Data:

No dia em que se celebram os 763 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo prestou homenagem a sete funcionários municipais e dos Serviços Municipalizados que estão a assinalar 40 ou mais anos de serviço. O momento de reconhecimento público dos trabalhadores incluiu a atribuição da medalha de “Bons Serviços e Dedicação” pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal, numa cerimónia que aconteceu no renovado Salão Nobre da Câmara Municipal.

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, frisou que “somos uns felizardos por estarmos ao serviço da nossa comunidade”, permitindo “melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”. O edil indicou também que esta cerimónia marcou o primeiro ato no requalificado Salão Nobre, inaugurando a primeira fase de reabilitação do edifício da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que está a ser alvo de uma empreitada de 1 milhão de euros, abrangendo uma área de 5.377 metros quadrados em quatro pisos de edifício.

O Vereador dos Recursos Humanos, Ricardo Rego, destacou o trabalho levado a cabo pelos funcionários e pelas estruturas municipais ao longo das décadas, principalmente em contexto de combate à pandemia por COVID-19. “Este período pandémico evidenciou este papel, pela célere e eficaz resposta dada pelos funcionários municipais nas mais diversas secções”, assegurou.

Por isso, considerou, o Município “pretende agradecer, na pessoa dos galardoados, a todos os funcionários da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados que, ao longo de todo o ano, estão ao serviço de Viana do Castelo e dos vianenses”.

Na cerimónia foram, assim, galardoados com a Medalha de “Bons Serviços e Dedicação”, os funcionários Alberto Lima Barbosa, Maria Carminda Pereira Sousa Ferreira, Maria Isabel Pires Vale Ferreira, Rosa Maria Lima Coelho Viana, Maria Cristina Gonçalves Vieira Martins Rocha, Ana Maria Gomes Pereira Correia e Diana Maria Lobo Gonçalves Garrido.

Foi a 18 de junho de 1258 que o Rei D. Afonso III atribuiu o Foral, criando a vila e instituindo o Município de Viana. Com a outorga do foral foi constituído o estatuto jurídico, administrativo e fiscal do Município e, consequentemente, surgiram os primeiros funcionários municipais.

O foral de Viana determinou, entre vários outros decretos, que o nome da povoação chamada Átrio se passaria a denominar Vila de Viana da foz do Lima.

D. Afonso III, uma das personagens marcantes da História Nacional, adivinhava assim a vocação marítima da foz do Lima, ao “…fazer uma Póvoa, no lugar chamado Átrio, na foz do Lima, à qual de novo imponho o nome de Viana. (…)”.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...