12.5 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoValençaValença: Câmara prepara classificação de seis fortes

Valença: Câmara prepara classificação de seis fortes

A Câmara de Valença está a proceder ao levantamento e preparação do dossier, com vista à classificação de seis fortes das guerras da restauração, nomeadamente do Forte de S. Jorge na freguesia da Silva, do Forte de São Luiz Gonzaga, em São Pedro da Torre, do Forte de Belém, em Arão, dos Forte do Tuído e de São Francisco ou Balagota, em Gandra e do Forte da Gingleta em Verdoejo.
Estes fortins térreos estavam integrados no sistema fortificado da linha de defesa do rio Minho, na fronteira Portugal / Espanha, constituindo pontos avançados de defesa e ataque à Fortaleza de Valença.
Para o Município de Valença é fundamental avançar com a classificação face à importância e interesse histórico cultural a nível nacional destes bens. Para o Município a proteção legal destas estruturas é o primeiro passo para a valorização de um património que merece ser estudado, interpretado e dado a conhecer.
Com a classificação destes B​ens pretende​-se, sobretudo, proteger, valorizar e salvaguardar estas estruturas militares, as quais nos remetem para a consolidação e defesa da fronteira de Portugal, considerada uma das mais estáveis e antigas dos mundo.
A implementação deste projeto por parte do Município de Valença conta com o financiamento do programa Touring Cultural| Identidade Cultural do Minho, através do Norte 2020 / Cim Alto Minho.
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares