A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, a abertura do procedimento concursal para a construção de dois equipamentos de apoio na Praia Norte, no âmbito da empreitada ali prevista. Ao todo, serão investidos cerca de novecentos mil euros para a construção de dois equipamentos completos de apoio à praia, que inclui sanitários e balneários, instalações para os nadadores salvadores e serviço de bar de apoio à praia.
Os dois edifícios em causa têm, para além de função de apoio de praia completo, a função de serviço de bar com uma área de aproximadamente 135 metros quadrados cada, com sala de restaurante, instalações sanitárias e lavabos, serviço de bar, cozinha, armazém e pátios de apoio e de esplanada, entre outros. São, por isso, equipamentos completos de apoio à praia que integram a intervenção prevista para aquela praia urbana.
De lembrar que a intervenção na Praia Norte tem duas fases distintas: uma primeira empreitada de Defesa Costeira e Proteção de Pessoas e Bens na frente Marítima da Praia Norte e, numa segunda fase, a Requalificação da Frente Marítima, que pretende assegurar a manutenção equilibrada desta faixa da orla costeira particularmente ameaçada pelo efeito do mar e pela ocorrência de ocupação densificada.