Viana do Castelo faz parte da lista das “10 mais bonitas cidades costeiras de Portugal”, elaborada pelo jornal “The Telegraph”. Na sua edição digital, o jornal de referência britânico afirma que, sendo “rica em mansões opulentas em estilo manuelino, renascentista e barroco, Viana do Castelo encontra-se num belo cenário no estuário de Lima”.
O “The Telegraph” acrescenta que Viana do Castelo “foi proeminente no século XVI, fornecendo navios e marítimos para as grandes descobertas marítimas de Portugal” e destaca “as ruas sinuosas do centro da cidade” que “levam à atraente praça principal, a Praça da República, dominada pelos Paços do Concelho, em arco gótico”. O jornal destaca ainda as “excelentes praias que ficam ao norte e ao sul da cidade”.
Recorde-se que, em abril deste ano, Viana do Castelo foi eleita, pelo jornal “The Guardian”, como a terceira melhor cidade de praia do sul da Europa. A capital do Alto Minho é a primeira cidade portuguesa da lista criada pelo conceituado jornal britânico, apenas superada por Sanremo e Sciacca, no sudoeste da Sicília, em Itália.
O artigo referia que Viana do Castelo está situada “na foz do rio Lima, na costa atlântica”, indicando que a Princesa do Lima é “uma cidade particularmente bonita, no sopé da colina de Santa Luzia, onde, no topo, está situada a basílica (subir no funicular com vistas incríveis, viagem de ida e volta de 3 euros)”.
O artigo destacava ainda o “charmoso centro medieval que irradia da Praça da República, cercada por bares, e as ruas estreitas e sinuosas e avenidas largas e arborizadas estão repletas de igrejas e edifícios impressionantes, com estilos arquitetónicos do barroco ao ‘art déco’”. O The Guardian acrescentou que, em Viana do Castelo, “há praias selvagens em abundância: ao sul fica a Praia do Cabedelo, um trecho arenoso interminável apoiado por dunas e floresta de pinheiros, ótimo para surf e windsurf, além de ciclovias e trilhas para caminhada ao longo do rio e da costa”, deixando ainda sugestões de locais para comer, beber, ficar, bem como formas de chegar a Viana do Castelo.