16.4 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 9 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaVenade: Romeirinhos a São Bento no dia 21 de março

Venade: Romeirinhos a São Bento no dia 21 de março

Realiza-se no próximo dia 21 de março pelas 18:30, na freguesia de Venade, os romeirinhos a S. Bento.

Trata-se de uma prática da piedade popular muito enraizada no povo de Deus que está em Venade: os romeirinhos a S. Bento.

No final da novena de S. Bento, iniciada a 12 de março, nove senhoras, cada uma com o seu ramo (que entregarão a S. Bento), com 9 qualidades de flores, vão rezar, cantando a S. Bentinho versos dos romeirinhos. Após cada um dos cânticos, um homem (chamado “Pai Nosso”) inicia a oração dominical.

Quase a finalizar a romaria fora da igreja, ao cântico “abri-nos as portas, queremos entrar”, a porta da igreja é aberta e todos entram. A oração continua dentro do templo, onde é venerada a sagrada imagem do Patriarca. A oração continua junto dela, onde as romeiras colocarão os seus ramos.

19:00 – Missa do trânsito de S. Bento

Após a celebração da Eucaristia, far-se-á a distribuição dos “cravos bentos”.

Cada pessoa levará consigo uma flor típica de S. Bento, um cravo.

São Bento de Núrsia morreu em março, possivelmente do ano de 547, mas a sua festa maior é, a 11 de Julho, presumo que para evitar que a respetiva celebração recaia sistematicamente em tempos de Quaresma, tempo liturgicamente inóspito à exaltação da Festa. No entanto, não deixaremos passar em branco o dia do trânsito de S. Bento e celebrá-lo-emos a 21 de março.

Patriarca do monaquismo ocidental, São Bento foi declarado Patrono Principal da Europa por Paulo VI em 1964, tendo na ocasião Papa Montini justificado a sua decisão com palavras como estas:

«Numa altura em que o Império Romano estava a chegar ao fim e em que as regiões da Europa se afundavam nas trevas e outras regiões desconheciam ainda a civilização e os valores espirituais, ele permitiu, pelo seu esforço constante e assíduo, que se erguesse sobre este continente a aurora de uma nova era. Foram principalmente ele e os seus filhos que, com a cruz, o livro e a charrua, levaram o progresso cristão às populações que iam do Mediterrâneo à Escandinávia, da Irlanda às planícies da Polónia.»

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares