Co o objetivo de dar a conhecer às novas gerações a identidade de Valença, a Câmara implementou, nas escolas do concelho, o projeto pedagógico “São Teotónio Vai às Escolas”.
Assim, foram realizadas, em todas as escolas do agrupamento, 27 sessões dinamizadas por técnicas municipais que pretenderam dar a conhecer os pontos mais marcantes da vida e obra de São Teotónio.
Durante essas sessões os alunos foram convidados a realizar umas telas com a imagem do 1º Santo Português.
Foram executadas 26 obras que mostram a arte e a criatividade dos 478 alunos das escolas básicas, do primeiro ciclo, do concelho, envolvidos neste projeto.
Nas telas os alunos trabalharam a figura de São Teotónio utilizando os mais diversos materiais e técnicas de que resultou uma mostra rica e artisticamente diversa.
Ontem, 27 de fevereiro, a exposição abriu ao público, na Biblioteca Municipal de Valença e contou com a presença do Presidente da Câmara, do Vereador da Educação, da direção do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho e do presidente da Junta de Freguesia de Ganfei.
Os 26 painéis artísticos estão patentes ao público até ao final do mês de março.
Para a Câmara Municipal estas sessões foram fundamentais para dar a conhecer as grandes marcas que caracterizam a identidade cultural valenciana.
A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Valença em parceria com o Agrupamento Muralhas do Minho.