O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes e a Secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro Aguiar reuniram ontem, dia 4 de novembro, no Centro Cívico do Conselho Diretivo dos Baldios, em São Pedro da Torre, com diversas Associações de Pescadores do Alto Minho.
O encontro serviu para José Manuel Fernandes e Cláudia Monteiro Aguiar, auscultar e ouvir as preocupações das associações de pescadores sobre diversos assuntos, relacionados com esta atividade.
Durante a reunião foram abordadas várias temáticas como o impacto da dragagem na biodiversidade e na atividade pesqueira, a importância do estuário do Rio Minho como zona de reprodução e crescimento de diversas espécies, os períodos de pesca, os cálculos dos subsídios e a proteção e preservação das zonas de pesca, entre outros.
Isto mesmo confirmou ao Jornal C David Sanches, presidente da direção da Associação de Pescadores da Ribeira Minho.
Outros dos assuntos tratados foi o assoreamento do rio Minho e ainda o parque eólico offshore que pretendem na costa vianense.
David Sanches, que foi o responsável pela receção e moderação da reunião, considerou a reunião com o Ministro e com a Secretária de Estado “importante”, na medida em que permitiu dar a conhecer ao Governo as preocupações da classe piscatória. Segundo aquele representante dos pescadores, esta foi a primeira de várias reuniões que pretendem realizar com o governo.
Associações de pescadores do Alto Minho deram a conhecer ao Ministro os problemas que afetam esta classe.