10.8 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 24 Novembro, 2020
Início Distrito Valença Valença homenageia instituições e personalidades no dia dos valencianos

Valença homenageia instituições e personalidades no dia dos valencianos

Valença celebra o seu Feriado Municipal, terça-feira, 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio, primeiro santo português. As cerimónias contarão com uma  conferência de Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões da Cooperação e da Língua.

As cerimónias começam em frente à estátua de S. Teotónio, na Fortaleza, onde será colocada uma coroa de flores, às 9h00, em homenagem ao santo.

Seguem-se as celebrações religiosas em Ganfei, local onde decorrerá, também, este ano, a sessão solene, a partir das 11h30. No ato serão atribuídas Medalhas Municipais de Mérito ao Dr. Luís Campos Ferreira, atual Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, à empresa Maribérica, uma empresa à mais de 25 anos em Valença e grande empregador e ao Centro Cultural, Recreativo e Desportivo Fontourense, um reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

Os actos comemorativos contam, ainda, com a actuação do grupo 6tàs9, segunda, às 21h30, na sede da Junta de Ganfei, bem como um espectáculo de musica coral, a cargo do Coral Polifónico de São Teotónio, terça-feira, às 17h30, no mesmo espaço.

Com estas actividades encerram-se as comemorações dos 851 anos do falecimento de São Teotónio que pretenderam reviver e projectar a imagem do valenciano primeiro santo português.

Breve Biografia de São Teotónio

São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protector da Nacionalidade. Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a sua figura maior, para os tempos da nacionalidade o “Homem de Deus” que deu força espiritual à fundação do país.

Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio tornou-se o primeiro santo português, sendo celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 homens, mulheres e crianças moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

 Para Jorge Salgueiro Mendes, “este é o Dia de Valença e dos Valencianos, o momento para reconhecer o trabalho de todos em prol de um concelho mais prospero, tendo São Teotónio como um referente da nossa identidade”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Caminha: Albergue e espaço Cowork abre portas em Vila Praia de Âncora no próximo ano

Vila Praia de Âncora vai acolher um projeto pioneiro no concelho de Caminha. André Verde e Patrícia Labandeiro estão a perseguir um sonho com...

Viana do Castelo: Detido por extorsão

A GNR deteve um homem de 43 anos por extorsão no concelho de Viana do Castelo. Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Viana...

Serra d’Arga: “Reflorestar a Cantar”, uma história contada pelo “O Minho”

A iniciativa teve lugar este fim-de-semana, mais precisamente no último sábado, em São Lourenço da Montaria e é contada pelo Jornal "O MINHO". "A ideia...

Covid 19: Unidade Local de Saúde do Alto Minho com 95% de taxa de ocupação

As áreas destinadas ao tratamento de doentes com Covid-19 na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) apresentam esta segunda-feira uma taxa de...