17 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 25 Junho, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoValença: Cidade recebe primeiro circuito de arte pública

Valença: Cidade recebe primeiro circuito de arte pública

Valença recebe esta semana, o primeiro Circuito de Arte Pública, na cidade. Os trabalhos de execução das instalações artísticas começaram ontem, segunda-feira, 18 de setembro, em três pontos da cidade.

Este primeiro circuito de arte está focado em temas da atualidade e identitários da memória e da cidade de Valença com referências à sustentabilidade, à juventude e à igualdade de género.

Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “este circuito pretende trazer a arte para a rua, acessível para todos, com expressões inovadoras sobre temas que nos preocupam a todos enquanto cidadãos e reflexos da nossa memória coletiva como valencianos”.

Nuno Alecrim, Rita Ravasco e Daniela Guerreiro estão a criar três murais que marcam o arranque de um circuito maior.

Nuno Alecrim intervirá nas faces do edifício central do Campo da Feira, com os traços geométricos e a pintura abstrata que tanto o caracterizam e falará sobre questões ambientais para alertar sobre os erros que temos vindo a cometer como humanidade.
Rita Ravasco, com a explosão de cor que tanto a caracterizam vai intervir mo muro da Piscina Municipal, na face virada para a avenida da Juventude. A proposta deste mural fala diretamente à comunidade mais jovem, sobre temas como a igualdade de género e a valorização e atualização das memórias e da tradição local.

Daniela Guerreiro é uma artista realista que está a executar um mural no edifício do Centro de Interpretação da Ecopista do Rio Minho, na Ponte Seca, evocativo das memórias das trapicheiras. Este mural pretende relembrar as mulheres que, com garra e determinação, de um lado e do outro da fronteira entre o Alto Minho e a Galiza arriscavam a vida no contrabando para garantir o “ganha-pão” das famílias.

Segundo a “Fome”, a organização que está a executar os trabalhos, ”pretende-se trabalhar os temas através de abordagens simbólicas e metafóricas que fujam à representação direta, mas que incitem à contemplação do mural como obra de arte em si”.

Da equipa de preparação deste primeiro Circuito de Arte Pública Urbana de Valença faz parte o artista valenciano João Fortuna.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e os artistas representam a organização FomE.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares