𝘼 𝘾𝙖̂𝙢𝙖𝙧𝙖 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞𝙥𝙖𝙡 𝙙𝙚 𝙑𝙖𝙡𝙚𝙣𝙘̧𝙖 𝙖𝙨𝙨𝙞𝙣𝙤𝙪 𝙝𝙤𝙟𝙚, 𝙙𝙞𝙖 5 𝙙𝙚 𝙙𝙚𝙯𝙚𝙢𝙗𝙧𝙤, 𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙧𝙖𝙩𝙤 𝙙𝙚 𝙘𝙤𝙢𝙥𝙧𝙖 𝙚 𝙫𝙚𝙣𝙙𝙖 𝙙𝙤 𝙚𝙙𝙞𝙛𝙞́𝙘𝙞𝙤 𝙙𝙤 𝘼𝙣𝙩𝙞𝙜𝙤 𝘾𝙤𝙡𝙚́𝙜𝙞𝙤 𝙋𝙤𝙧𝙩𝙪𝙜𝙪𝙚̂𝙨, 𝙘𝙤𝙢 𝙖 𝙎𝙖𝙣𝙩𝙖 𝘾𝙖𝙨𝙖 𝙙𝙖 𝙈𝙞𝙨𝙚𝙧𝙞𝙘𝙤́𝙧𝙙𝙞𝙖 𝙙𝙚 𝙑𝙖𝙡𝙚𝙣𝙘̧𝙖.
A Câmara Municipal paga à Santa Casa da Misericórdia 1,65 milhões de euros para a aquisição deste imóvel emblemático e icónico de Valença.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “Damos cumprimento ao primeiro passo do desafio de recuperar o Antigo Colégio Português e a área envolvente. Este é um compromisso e uma legítima aspiração de Valença e dos Valencianos, tendo em vista a usufruição deste ex-libris patrimonial e histórico, ao serviço da nossa comunidade, dos residentes e de quem nos visita. Pretendemos que este seja um novo espaço de centralidade e de qualificação urbana da cidade, estando em fase de avaliação a utilização futura, com foco nas áreas da Cultura e da Inovação, entre outras”.
O imóvel do Antigo Colégio Português nasceu por vontade de Joaquim Apolinário da Fonseca, bairrista, com uma ampla dedicação à vida social e económica do concelho. O benemérito deixou à Santa Casa da Misericórdia a verba para a construção do Asilo Fonseca, um asilo para a infância desvalida. As obras começaram em 1910, mas só em 1928 foi inaugurado.
Nesta ocasião a Santa Casa da Misericórdia assinou um contrato de comodato com a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que permaneceram até setembro de 1974, com a designação de Colégio Português. Posteriormente funcionou como liceu, Casa da Cultura, Escola Secundária, Biblioteca Municipal e, por fim, sede da ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais. No entanto, à mais de sete anos que deixou de ter qualquer utilização.
Ao longo destes 95 anos de existência o imóvel é transversal à história de muitas gerações de valencianos e portugueses que por aqui passaram, nos seus percursos de vida, sobretudo académicos.
Este é um imóvel carregado de história, um marco identitário de Valença profundamente ligado aos Caminhos de Fátima, sendo uma referência icônica porque aqui entregou em mão a Irmã Lúcia o 3º segredo de Fátima, ao Bispo de Leiria Fátima, para posteriormente o encaminhar para o Vaticano.
Atualmente devoluto, será prioridade absoluta do Município, uma limpeza geral ao complexo, garantindo a sua estabilização e segurança envolvente.