23.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoValença: Avenida de Cristelo ganha nova ciclovia

Valença: Avenida de Cristelo ganha nova ciclovia

Uma nova ciclovia, passeios, via de acesso com dois sentidos,  nova cortina de árvores, nova iluminação e mobiliário urbano vão dar um figurino mais acolhedor e atrativo à principal porta de entrada da Fortaleza de Valença.
A avenida de Cristelo (Combatentes da Grande Guerra), o principal acesso à Fortaleza, está a ser requalificado, a toda a sua extensão. A intervenção nesta avenida decorre, também, ao nível das infra-estruturas, nomeadamente com a renovação do sistema de recolha de águas pluviais.
A requalificação da avenida  insere-se no projeto da nova rede ciclável que está a nascer na cidade de Valença, com 2800 metros e um investimento de 633 mil euros. Até ao final do ano Valença terá uma nova ciclovia que ligará os principais polos da cidade.
Novo Corredor Verde
As tílias da avenida de Cristelo encontravam-se doentes, com podridão de tronco e fraco desenvolvimento radicular, sem possibilidade de recuperação pelo que se optou pela sua substituição por uma nova cortina verde de árvores.
A par da Avenida de Cristelo a intervenção alarga-se ao Colégio Português, Rua de Frei Santa Rosa de Viterbo e Avª Sá Carneiro o que permitirá  ligar, com um percurso verde, a Fortaleza, o Centro Coordenador de Transportes, a Estação dos Caminhos de Ferro / praça de táxis, o Centro de Interpretação da Ecopista do Rio Minho e a ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais.
Uma cidade que se adapta aos novos modelos urbanos e mais amiga do ambiente
Valença é uma cidade atenta aos novos desafios e estilos de vida, tenta adaptar-se para ter uma resposta positiva, que garanta conforto, qualidade de vida e melhor ambiente aos que aqui vivem e a quem a visita.  A ciclovia urbana que se está a construir vai permitir circular de bicicleta pela cidade, num corredor dedicado, em segurança, sem incomodar os que circulam a pé e sem barreiras ou obstáculos inapropriados.
Este será um percurso verde, amigo do ambiente, que ligará os principais pontos da cidade. Um percurso que pretende incentivar os valencianos a serem mais amigos do ambiente e os turistas a percorrer os vários polos da cidade.
A obra da Câmara Municipal de Valença decorre no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Valença e é financiada pelo programa Norte 2020 – FEDER em 85% sobre o montante elegível.
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares