15.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 25 Abril, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoUNIMINHO propõe II edição de Caminhadas Transfronteiriças

UNIMINHO propõe II edição de Caminhadas Transfronteiriças

Com a proximidade das duas estações mais solarengas, a UNIMINHO – Associação de Municípios do Vale do Minho Transfronteiriço propõe a dinamização de cinco trilhos pedestres entre os municípios de fronteira da raia minhota. O território Cerveira-Tomiño abre, este domingo, a segunda edição das Caminhadas Transfronteiriças que se prolongam até setembro.

Passaporte do Ecoturista Rio Minho e APP ECOTUR Rio Minho são as novidades introduzidas nesta edição. Depois do sucesso das Caminhadas Transfronteiriças e das Experiências Ecotur em 2015, a UNIMINHO avança com mais um conjunto de percursos pedestres de descoberta e aventura de territórios que comungam o rio Minho.

Algumas centenas de pessoas oriundas do Norte de Portugal e da Galiza já participaram nestas iniciativas, revelando um enorme interesse em explorar estas sugestões ricas em natureza, história, património e gastronomia. A caminhada Cerveira-Tomiño é, este domingo, 06 de março, a primeira de cinco que se realizarão entre março e setembro (com exceção dos meses de mjulho e agosto). Trata-se de um percurso de âmbito ecológico-paisagístico aom longo de 12kms, pelas freguesias de Lovelhe, Vila Nova de Cerveira e Concello de Tomiño. Segue-se Monção-Salvaterra (09 de abril), Melgaço-Arbo-As Neves m(07 de maio), Caminha-A Guarda-O Rosal (11 de junho) e Paredes de Coura-m Valença-Tui (24 e 25 de setembro).

O conceito de caminhar entre as fronteiras visa promover e divulgar a riqueza do património material e imaterial da região do Vale do Minho transfronteiriço mque se cruza com a história de dois países, transformando-os num único destino. De salientar que estas caminhadas surgem no âmbito do projeto UNIMINHO|ECOTUR, co-financiado pelo POCTEP, com o objetivo de valorizar os corredores verdes ecológicos transfronteiriços, sensibilizando as populações para o Vale do Minho Transfronteiriço como um ‘Destino Ecoturístico de Excelência’.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares