12.2 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 11 Dezembro, 2024
spot_img
InícioOpiniãoUm Caminho para Caminha - Promoção e Divulgação

Um Caminho para Caminha – Promoção e Divulgação

“…Al andar se hace camino
Y al volver la vista atrás
Se ve la senda que nunca
Se ha de volver a pisar
Caminante no hay camino,
sino estelas en la mar…”

António Machado Ruiz, Cantares

 

Um Caminho para Caminha

2. Como Atrair Investimento

c. Promoção e Divulgação;

Carnaval Caminha 1

Além de criar infraestruturas, criar um sistema de incentivos fiscais atraentes, criar uma estrutura humana e procedimentos de facilitação aos investidores, para funcionar; tudo isto tem de ser Divulgado e Promovido.

Promover e Divulgar Caminha como uma terra acolhedora para Investidores, começa por requerer saber que Investidores se querem atrair. Nas últimas 5 décadas foi o que se viu.

Se se promove Caminha como um destino turístico sazonal, como uma terra na qual os investimentos imobiliários multiplicam o seu valor por 3 ou 4 em meia dúzia de anos, vamos atrair apenas especuladores imobiliários, patos bravos do chico-espertismo nacional, dos licenciamentos irregulares, do rústico que afinal pode ser urbano, do jeitinho e do favor, dos caminhos de serventia, das estruturas viárias ilegais, dos baldios sem marcos.

Se se promove Caminha como a terra da noite onde o norte passa o ano, os carnavais e umas semanas no verão, atraem-se investidores em bares e discotecas que expulsaram do centro histórico as famílias, com o ruído, a sujidade e o ambiente degradado que geram.

Se se promove Caminha como a terra do alojamento local, desmotivam-se os investidores em hotelaria profissional, premeiam-se os empregos sazonais e o sub-emprego, inflacionam-se as rendas e o valor na compra de casas.

Mais uma vez, Caminha não precisa de inventar nada, só precisa de aprender com os bons exemplos dos outros e já agora, com os maus exemplos do seu passado e presente.

Caminha ainda vai a tempo de se promover como um destino para Investidores Sérios, Profissionais, Capitalizados e com projetos Geradores de Riqueza, Geradores de Emprego estável e prolongado, e por essas vias geradores de receitas para o Município.

Para começar tem de ser capaz de se definir, dizer o que quer ser daqui a 10, 20 ou 30 anos. Caminha pode criar uma Visão de si própria para o futuro muito mais atraente para Viver do que para Visitar. Uma visão de futuro mais Atraente para Investir do que para Especular.

De seguida tem de ser coerente com essa visão e comunicá-la e divulgá-la, junto com as estratégias e ações para a levar a cabo. E tem de ser coerente também, divulgando o que não quer e reprimindo-o, começando por não alocar recursos públicos a atividades estéreis bem como não facilitando, a nenhum nível, a especulação e o chico-espertismo.

Só por estas vias Caminha se pode posicionar e ser vista e percebida como um destino atraente para Viver e Investir, chamando assim por Investidores sérios, profissionais, organizados e capitalizados.

Carlos Novais de Araújo
15 de Novembro de 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares