7.6 C
Caminha Municipality

Ubicult no Teatro Valadares a 14 de Junho

Data:

Ubicult : Visual Arts & Musical Performers é uma plataforma multi-disciplinar que tem como principal missão promover e potencializar novas linguagens artísticas, um canal de interacção e consciencialização social que irá ter inicio no próximo dia 14 de Junho, no Valadares – Teatro Municipal em Caminha, pelas 22h.

ubicult

Estivemos à conversa com o José Diogo Correia sobre este evento de apresentação.
Jornal Caminhense – Como surgiu a ideia do concerto no Valadares?
José Diogo – O espectáculo no Teatro Valadares surge com a criação da plataforma multidisciplinar, Ubicult: Visual Arts & Musical Performers (UBI), que tem como principal missão promover e potencializar novas linguagens artísticas, tendo como principal objectivo a interacção e consciencialização social. O Teatro Valadares foi escolhido por ser o equipamento cultural mais emblemático de Caminha, pela sua beleza arquitectónica e recente reabilitação, mas acima de tudo, permite-nos que a primeira intervenção da UBI seja no nosso concelho, tornando-a num evento ímpar para todos os seus habitantes.

Jornal Caminhense – Vai ser um evento duplo?
José Diogo – Sim, nesta primeira edição contamos com a presença de Vítor Joaquim, um improvisador electrónico, compositor e artista media, ao lado de Laetitia Morais, responsável pelos visuais. Esta dupla nacional apresenta “Filament”, o seu último disco a solo, que em 2013 foi nomeado para os Qwartz Awards como melhor disco de Experimentação e a Indie Rock Magazine considerou-o como um dos melhores discos na categoria ambient/drone. A segunda performance da noite fica a cargo de José Diogo Correia, mais conhecido no mundo da música electrónica como “Re:Axis”, que irá apresentar o seu último alter-ego – Joseph Chain, estreando o álbum – “Behind The Walls” em exclusivo.

Jornal Caminhense – Como foi o processo de convidar um dos maiores nomes do multimédia nacional, o Vitor Joaquim?
José Diogo – Somos seguidores do trabalho do Vítor desde as suas primeiras aparições, mas foi com a edição de “Flow”, álbum lançado pela editora Crónica Electrónica em 2006, que ficamos mais atentos ao seu percurso como artista. Já tivemos oportunidade de assistir a alguns dos seus concertos ao vivo e ter o enorme privilégio de o conhecer pessoalmente há alguns anos atrás. Esta conexão foi crescendo ao passar do tempo e tornou-se mais que evidente a sua participação, tanto a nível musical como visual, no nosso primeiro evento, visto enquadra-se plenamente no conceito que queremos desenvolver com o projecto Ubicult.

Jornal Caminhense – O que poderá o publico contar no dia 14 no Valadares?
José Diogo – No dia 14 de Junho pelas 22h no Teatro Municipal Valadares, poderão assistir a dois espectáculos únicos produzidos pela primeira vez em Caminha.
Vítor Joaquim e Laetitia Morais (visuais) apresentam “Filament”, uma performance audiovisual orientada para a interactividade que envolve a produção de som e imagem em tempo real, finalizando com Joseph Chain, oferecendo-nos em exclusivo uma junção entre as sonoridades do seu novo álbum – “Behind The Walls” e um desenho de luz especificamente criado para a ocasião por André Pires.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...