9.7 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioRubricasEmpreende +Camipão com nova loja junto à estação em Caminha

Camipão com nova loja junto à estação em Caminha

 

A Camipão, empresa do concelho de Caminha que no mês de Junho completa 41 anos de idade, acaba de abrir mais uma loja, desta vez na vila de Caminha junto à estação de comboios. O novo espaço apresenta-se com uma decoração “clean” onde a madeira e o mármore foram os materiais de eleição. 

José Presa, sócio gerente da Camipão, explica que a abertura desta loja, a 11ª da marca, se insere numa estratégia de crescimento e expansão da empresa.

“Nós definimos, em 2012, um plano estratégico para a empresa que passa precisamente pela solidificação da nossa posição no mercado através da abertura de novos pontos de venda estratégicos, bem como a remodelação dos já existentes há alguns anos”.

A localização da nova loja teve em conta o público alvo da empresa que, como refere José Presa, é muito generalizado. 
“É um público que engloba todas as faixas etárias e todos os estratos sociais. Relativamente a esta loja consideramos que a sua localização nesta zona da vila de Caminha, junto à estação do caminho de ferro, relativamente perto do núcleo de escolas, é uma boa estratégia”.

camipao rio coura 3

A mais recente loja da Camipão oferece aos seus clientes um vasto leque de produtos que vão desde a padaria tradicional, à pastelaria, cafetaria e refeições ligeiras. “Digamos que engloba toda a nossa linha de produção na área da padaria e pastelaria com muitas dezenas de artigos que produzimos”.

Além da abertura de novas lojas e da remodelação das que já existem, a Camipão tem um grande projeto futuro que passa pela construção de uma nova fábrica, um projeto que ainda não tem data para avançar mas que está nos horizontes da empresa. Quando avançar, o projeto terá que estar bem consolidado, com os pés bem assentes na terra. “Eu diria que a construção de uma nova fábrica será o grande passo que a empresa precisa de dar, mas é também um passo muito grande que implicará compromissos financeiros muito elevados”.

Para dar o passo José Presa diz que é fundamental preparar muito bem a empresa, “para conseguirmos depois suportar esse embate financeiro. É algo que continua nos nossos horizontes mas ainda não posso avançar uma data”.

Este ano dificilmente o projeto irá para a frente, o sócio gerente da Camipão diz estar a aguardar informação sobre o novo quadro comunitário de apoio, “para vermos se a empresa consegue alguns apoios para este investimento”.

Quanto à abertura de novas lojas, José Presa diz que neste momento nada está pré-definido, “é uma questão de mercado e de oportunidade. Foi o que aconteceu com esta nova loja, nós não tínhamos nada definido se íamos abrir aqui ou noutro local, o que aconteceu foi que surgiu esta oportunidade e decidimos avançar”.

Se entretanto surgirem outras oportunidades para abertura de novas lojas noutros locais, a Camipão poderá avançar, desde que isso corresponda à sua estratégia.

“Se nós sentirmos que a posição dessa loja é estratégica e tivermos capacidade financeira para avançar, então avançaremos”.

Um mês depois da abertura da mais recente loja da marca o balanço “é francamente positivo”. A imagem e o tipo de apresentação parece estar a agradar aos clientes que têm mostrado uma “boa receptividade”, garante o empresário.

“Temos tido uma boa receptividade por parte dos clientes que consideram que a loja está bem decorada, com uma imagem interessante, limpa, que é aquilo que hoje em dia as pessoas mais valorizam neste tipo de pontos de venda. No fundo a grande novidade desta loja é o tipo de design apresentado”, explica José Presa.

Tal como nos restantes pontos de venda, a nova loja da Camipão está aberta diariamente das 7 da manhã às 19.30.

camipao rio coura 2

Fundada há quase 41 anos, a empresa Camipão tem vindo a crescer ao longo dos anos e o número de funcionários há muito que já ultrapassou a centena.

“A nossa equipa tem vindo a crescer à medida que temos aumentado o número de serviços aos nossos clientes. Atualmente já ultrapassamos a meta dos 100 funcionários, somos sensivelmente 110, o que representa um grande encargo para a empresa. Se por um lado nos orgulhamos de ser uma equipa grande e forte, por outro lado isso representa encargos importantes que não é fácil de gerir”, explica.

Apesar de ser uma empresa com sede em Caminha, a Camipão há muito que ultrapassou as fronteiras concelhias quer no que toca à abertura de lojas, quer no fornecimento de outras empresas.

“Em termos de pontos de venda próprios estamos no concelho de Caminha e Vila Nova de Cerveira, no entanto a nossa área de atuação ultrapassa o distrito através de acordos que temos de distribuição e fornecimento de algumas cadeias de supermercados. Estamos no distrito do Porto, Vila Real e Braga, num âmbito já bastante alargado”.

A aposta em novos produtos é outra das preocupações da empresa que mensalmente apresenta um produto novo e diferente aos seus clientes.

“Neste tipo de estabelecimentos e de mercado a inovação é muito importante. É por isso que apostamos muito em produtos novos na área do snack, da padaria e da pastelaria. De uma forma geral, mensalmente, vamos alternado e apresentando novas alternativas , novos produtos e novas apresentações aos nosso clientes”.

Para o sócio gerente da Camipão “este segmento de mercado vive muito desta movimentação e desta dinâmica”.

A abertura de novas lojas está, segundo o empresário, diretamente relacionada com as necessidades do mercado e com a confiança que os clientes têm depositado na marca ao longo dos anos.

“Nós sentimos que isso tem a ver com a qualidade dos artigos, mas também com o tipo de serviço que é prestado e a localização dos pontos de venda”.

Solidificar a sua posição no mercado através da definição e estudo de novos pontos de venda tem sido o grande esforço da Camipão, esforço esse que pretendem continuar no futuro “com os pés bem assentes no chão”.

O futuro da Camipão passa então pela criação de novos produtos, por uma produção cada vez mais qualificada, pelos bons serviços prestados aos clientes e pela dinamização da empresa, traduzida na capacidade de produção.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares