13.9 C
Caminha Municipality
Sábado, 15 Fevereiro, 2025
spot_img
InícioNotíciasEconomiaTurismo do Porto e Norte de Portugal mostra dinamismo no arranque...

Turismo do Porto e Norte de Portugal mostra dinamismo no arranque da BTL

O dinamismo da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) ficou bem patente no dia de abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Luís Pedro Martins, Presidente da TPNP, estabeleceu como objetivo superar a fasquia das 4,5 milhões de pessoas que, no ano passado, visitaram a região Norte, enfatizando ainda a necessidade “de reforçar uma estratégia que permita tornar os visitantes clientes, isto é, fazer com que as pessoas ganhem uma ligação emocional que as vai fidelizar a este destino”.

Outras das metas da TPNP passa, num futuro próximo, por “melhorar as receitas e reforçar a coesão territorial, levando a que todas as pessoas que nos visitam conheçam todas as sub-regiões que compõem o nosso espaço geográfico. Para isso, o reforço do trabalho em rede é essencial”.

A apresentação do Rally de Portugal, que se realiza de 30 de Maio a 2 de Junho, foi uma das cerca de 600 iniciativas previstas sob o patrocínio da TPNP. Na presença de Carlos Barbosa, presidente do Auto Clube de Portugal, Luís Pedro Martins elegeu o rally como o evento desportivo que mais promoção trará à região. “Estima-se que o retorno financeiro direto para o território ultrapasse os 155 milhões de euros, mas há um impacto muito importante, difícil de quantificar, que é a capacidade de fidelizar os nossos visitantes, de fazer com que as pessoas queiram voltar e permanecer mais tempo, à descoberta de novos destinos dentro do mesmo território”, acrescentou o Presidente da TPNP. Os números disponíveis indicam que “90% por cento dos adeptos do desporto motorizado que vão ao rally querem voltar, mesmo fora da época de competição e da época alta”. A visibilidade mundial do rally é incontornável, com transmissões televisivas em grande escala, alcançando 180 diferentes países. Números reforçados pela intervenção de Carlos Barbosa, que falou em 1 milhão e 200 mil pessoas que saem à estrada para ver a prova, elogiando “a grande colaboração da Turismo do Porto e Norte, a Turismo do Centro e das autarquias, sem as quais o rally não seria possível”.

Da gastronomia ao turismo de aventura e religioso

 

São centenas as ações de divulgação propostas para os cinco dias da realização da BTL, envolvendo comunidades intermunicipais, municípios e agentes económicos de toda a região.

Durante a manhã deste primeiro dia teve lugar a apresentação da marca ‘Visit Braga’, um destino cada vez mais procurado e que recentemente foi eleito o segundo melhor destino europeu para 2019, destacando-se a força do turismo religioso no distrito. O projeto da Senhora do Salto, em Paredes, de criação de um destino geológico e de aventura de excelência, a promoção da Festa Internacional das Camélias em Celorico de Basto e a Cinfães Experience, que coloca o concelho duriense como uma das capitais dos desportos de aventura, foram algumas das iniciativas que marcaram o dia de arranque do certame. Paralelamente, foram dezenas os showcookings e degustações promovidos pelas várias escolas de hotelaria da região, que mostraram a riqueza e diversidade das várias sub-regiões.

A BTL estará na FIL até ao próximo domingo e a TPNP está presente com o maior stand de sempre. São mais de 1200 metros quadrados de área expositiva, contando com um balcão de atendimento e informação turística, espaço para reuniões e um mini-auditório onde decorrem os eventos.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares