9.7 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 23 Abril, 2025
spot_img
InícioNão CatalogadaTradições de Páscoa no distrito de Viana do Castelo variam de concelho...

Tradições de Páscoa no distrito de Viana do Castelo variam de concelho para concelho

Hoje e amanhã decorre nas freguesias do concelho de Caminha e por todo o alto Minho, o tradicional compasso pascal, uma tradição portuguesa bastante enraizada nas gentes minhotas.

Com diferenças de concelho para concelho, no distrito de Viana do Castelo as tradições são muitas e bem distintas.
Em Valença, por exemplo, manda a tradição que os párocos de Cristelo Covo e de sobrado em Tui cruzem o rio para dar a beijar a cruz pascal numa e outra margem do rio Minho.

Em Vila de Punhe, Barroselas e Mujais, no concelho de Viana do Castelo, os compassos encontram-se na Mesa dos 3 abades situada no Largo das Neves cumprindo assim uma tradição bem antiga. Os párocos sentam-se ocupando cada um os 3 bancos cada um situado no seu território, trocam cumprimentos, petiscam uns doces e brindam com um cálice de vinho do Porto, retomando de seguida o compasso, cada qual pela sua freguesia.

Em Fontão, Ponte de Lima o mordomo da cruz oferece o almoço a quase toda a freguesia, cumprindo uma tradição local. Este ano, cerca de 200 quilos de bacalhau e outros tantos de cabrito, fazem as delicias dos comensais que deverão ser entre 400 a 500.

É assim a Páscoa no Alto Minho, onde as ruas se cobrem de flores e os foguetes e as campainhas anunciam a chegada do Compasso a cada casa.

A visita Pascal é uma das festas mais marcantes, é bonito de se ver. Vizinhos e amigos apressam-se a desejar Páscoa Feliz, aleluia aleluia!

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares