O terceiro período letivo arrancou hoje, mas a maioria dos alunos já não regressa à escola e continua a estudar à distância, num modelo que pais, diretores escolares e professores acreditam poder funcionar melhor agora.
As escolas estão encerradas desde 16 de março, quando o Governo decidiu suspender todas as atividades letivas presenciais, e os alunos trocaram a sala de aula por um espaço na sua casa e passaram a ter aulas ‘online’ e a receber os trabalhos por ‘e-mail’ ou pelo correio.
Com o início do terceiro período regressa o modelo de ensino à distância, uma vez que o executivo decidiu manter a suspensão das aulas presenciais para todos os alunos do ensino obrigatório, admitindo apenas o eventual regresso às escolas dos alunos dos 11.º e 12.º ano, devido à pandemia da covid-19.
O Jornal C falou com a vereadora Liliana Ribeiro, responsável pelo pelouro da educação da Câmara de Caminha, que dá conta de um ano letivo atípico.
Esta primeira semana será de adaptação e só daqui a alguns dias é que vai ser possível aferir se todos os alunos do concelho de Caminha estarão em igualdade de circunstancias no que toca ao novo moledo de ensino.
Terceiro período escolar arrancou hoje em todo o pais mas os alunos vão permanecer em casa com aulas on line.