10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoCovid 19: Recuperado o 1º caso de doente infetado na nova unidade...

Covid 19: Recuperado o 1º caso de doente infetado na nova unidade de cuidados intensivos-Covid no Hospital de Santa Luzia

A Unidade Local de saúde do Alto Minho informou esta manhã, que no dia 11 de abril registou “o primeiro paciente recuperado após vários dias de ventilação invasiva”.

A unidade de cuidados intensivos – COVID (UCI-COVID) surge no Hospital de Sta Luzia que integra a Unidade Local de Saude do Alto Minho, EPE exigindo uma reestruturação a nível dos seus serviços.

Nascida no anterior bloco operatório com o objetivo de receber doentes com infeção provocada por coronavírus com necessidade de suporte ventilatório criando condições de tratamento efetivo aos doentes e de segurança para os profissionais.

Esta nova unidade de cuidados intensivos está dotada de pressão negativa tendo iniciado a sua atividade com uma capacidade para 5 camas intensivas podendo chegar às 14 camas mediante a evolução da situação pandémica.

A unidade tem uma estrutura fisica que permite receber doentes criticos ainda sem confirmação de teste, podendo estes aguardar em isolamento até à obtenção do resultado. Caso o resultado seja negativo os pacientes transitarão para uma unidade de não infetados sem nunca contactarem com os nossos pacientes COVID positivos.

O serviço dispõe ainda de uma sala operatória a funcionar 24 horas por dia para todos os casos de cirurgias urgentes de doentes COVID -19.

A gestão deste serviço está a cargo do Dr José Caldeiro diretor de serviço e do departamento de medicina critica e do enfermeiro chefe David Lourenço, que com o trabalho árduo dos profissionais de saúde que integram esta equipa, asseguram um atendimento de qualidade e segurança que vai de encontro às necessidades da população infetada e não infetada. Digno de louvor é também o empenho dos serviços farmacêuticos, informáticos, nutrição e serviço de instalações e equipamentos sem os quais nada disto poderia ter sido exequível em tão curto espaço de tempo.

Fruto deste trabalho é com extrema satisfação que informamos que no dia 11 de Abril registamos o nosso primeiro paciente recuperado após vários dias de ventilição invasiva. A equipa continuará, com profissionalismo e rigor, a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para assegurar a rápida recuperação dos seus utentes.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares