O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou um alerta para a mudança do tempo no continente a partir de quinta-feira, colocando 13 distritos em aviso amarelo, por causa da chuva, vento e agitação marítima.
Os distritos em aviso amarelo, o menos grave na escala do IPMA, começam na manhã de quinta-feira no norte. Os avisos vão todos até às 18h00 de quinta-feira.
No mapa do continente, a verde estarão apenas os distritos de Beja, Évora, Faro, Portalegre e Santarém.
Em comunicado, o IPMA refere que serão emitidos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias e pede à população para ir acompanhando as atualizações dos avisos e das previsões.
Segundo aquele instituto, depois da influência de um anticiclone que trouxe ao continente tempo estável e temperaturas acima da média (com uma onda de calor em regiões do norte e centro), a chuva vai voltar porque esse anticiclone deve enfraquecer, permitindo a aproximação de chuva (depressões atlânticas e superfícies frontais associadas).
E se a mudança já se nota na terça e na quarta-feira, com alguma chuva a norte e centro, é na quinta que se esperam períodos de chuva, por vezes forte, primeiro no Minho e Douro Litoral e depois em toda a parte.
Quanto ao vento vai aumentar de intensidade, com rajadas que podem chegar a 90 quilómetros por hora no litoral norte e centro e até 110 quilómetros nas terras altas.
A temperatura vai diminuir para valores próximos do normal.
A agitação marítima aumenta a partir de quinta-feira, com ondas de quatro a cinco metros.
Na sexta-feira a situação mantém-se, podendo haver também trovoadas e queda de neve na Serra da Estrela.