Um explosivo mini-rally entre os stocks de fabricantes de chips empurrou o amplo índice de mercado S&P 500 para testar a sua próxima área de resistência técnica acima dos 4.050 pontos, pela primeira vez desde 7 de Março. Mais importante ainda, este mini-rally aconteceu após os apelos para um ritmo acelerado de subida das taxas de juro dos EUA pelo chefe da Reserva Federal (Fed), que foi posto em marcha por problemas bancários.
De acordo com o analista TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt), estes dois assuntos foram vistos como enfraquecendo o seu impacto no mercado. Os banqueiros centrais já reconheceram a necessidade de um aperto das condições de empréstimo que será gradualmente imposto pelas instituições bancárias como um provável substituto para medidas potencialmente mais duras dos reguladores. Os investidores vêem agora uma probabilidade de quase 50-50 de um ligeiro aumento de 0,25% e nenhuma alteração da taxa de juro na reunião do Fed em Maio. Isto foi suficiente para devolver os preços médios das acções a um território mais neutro.
A Micron Technology, especializada na produção de microchips, contribuiu grandemente para a recuperação depois de ter melhorado a orientação para o futuro durante o resto do ano. O seu CEO, Sanjay Mehrotra, disse que o líder da indústria mudou para as expectativas de um aumento gradual em termos de equilíbrio entre oferta e procura, uma vez que o inventário, que passou por um período de produção excessiva, está agora de volta a níveis relativamente normais após o aumento da procura.
Micron supostamente reduziu o peso morto de quase 0,5 mil milhões de dólares sob a forma de reduções de inventário. Ao mesmo tempo, também aumentou os seus planeados cortes de empregos, o que é um sinal controverso, mas é interpretado como um bom método de gestão que tem sido utilizado por outras empresas tecnológicas nos últimos meses contra o ambiente de recessão global.
O preço das acções da Micron acrescentou mais de 7% a 29 de Março, tentando subir mais alto. A Infineon, o maior fabricante de chips, também subiu mais de 4% em melhores previsões, enquanto a direcção citava “dinâmicas de negócios resilientes” de clientes-chave da indústria automóvel da Europa e da Ásia. Vários outros stocks de produtores de chips, incluindo Intel Corporation, Lam Research Corp, e Marvell Technology, também satisfizeram melhor a procura.
Outro motor para um mercado bastante neutro poderia ser uma queda da inflação de 8,5% para 7,1% em Março na UE, em comparação com os preços muito mais elevados no consumidor há um ano atrás. Apesar da pressão subjacente dos sectores alimentar e de serviços, que ainda é elevada numa base mensal, os números anuais poderiam mostrar um sucesso moderado na batalha da inflação, acredita o analista da TeleTrade.
Os preços ao consumidor na Alemanha confirmaram um provável abrandamento em toda a UE, uma vez que diminuíram de 8,7% para 7,4% em Março, embora o instituto de estatística na Alemanha tenha notado que tal se deveu inteiramente ao efeito de base, quando comparado com os picos nos preços da energia entre Fevereiro e Março de 2022, após a invasão russa da Ucrânia. No entanto, o mesmo tipo de pequeno milagre aconteceu com a inflação espanhola, que desceu de 6,0% em Fevereiro para 3,3%, numa base anual. Dificilmente indica qualquer outra tendência, mas faz os investidores verdadeiramente felizes.
Renúncia de responsabilidade:
As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se apenas a fins informativos e educativos, não se destinam a servir de oferta ou solicitação para a compra ou venda de qualquer instrumento financeiro e não representam uma recomendação ou conselho de investimento por parte da TeleTrade. O conteúdo fornecido é genérico sem ter em conta objectivos individuais de investimento ou situação financeira. O material publicado não foi preparado de acordo com os requisitos legais destinados a promover a independência dos estudos de investimento e não está sujeito a qualquer proibição de negociação antes da divulgação dos estudos de investimento. A confiança indiscriminada em material ilustrativo ou informativo pode conduzir a perdas. O desempenho passado ou simulado no passado não é um indicador fiável de resultados futuros e os indicadores de previsão não são um guia fiável para o desempenho futuro.
Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade