21.2 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 29 Abril, 2025
spot_img
InícioNotíciasCulturaTeatro do Noroeste Apresenta Programação Internacional

Teatro do Noroeste Apresenta Programação Internacional

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresentou esta terça-feira a sua programação para o primeiro trimestre de 2018, destacando-se uma nova criação, vários acolhimentos e digressões pelo território nacional e internacional.

Para além do continuidade das iniciativas promovidas pelo Serviço Educativo e pelo Projeto Comunidade da companhia vianense, a primeira atividade do ano é o acolhimento de “O Fascismo (Aqui!) Nunca Existiu!”, da companhia Art’Imagem, da Maia. Um espetáculo com texto e encenação de José Leitão, a 24 de janeiro, pelas 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

O mês de fevereiro começa também com um acolhimento, desta feita de uma companhia espanhola, o Teatro Guirigai (sediada em Los Santos de Maimona, Badajoz), que nos traz o espetáculo “Los Últimos Paganos”, uma comédia “cómico-burlesca” com encenação de Magda Arenal. Sobe ao palco do Teatro Municipal Sá de Miranda no dia 3 de fevereiro, pelas 21h30, integrado no Circuito Ibérico de Artes Cénicas, uma rede de intercâmbios que ligam Portugal e Espanha, e que o Teatro do Noroeste integra a partir deste ano.

A 20 de fevereiro, a companhia vianense estreia a sua 134ª produção, “Antes de Começar”, baseada na obra homónima de Almada Negreiros, artista multidisciplinar de cujo nascimento se celebram 125 anos em 2018. A encenação é de Elisabete Pinto, com assistência de Ana Perfeito e interpretação de Adriel Filipe, Patrícia Ferreira e Tiago Fernandes, com música de Chico Pires. Direcionada a todos os públicos, estará em cena no Teatro Municipal Sá de Miranda até 24 de março, de terça a sexta-feira em sessão dupla, às 9h30 e às 11h00, para público escolar, e aos sábados também às 17h00, para público em geral.

Em março, estreia o projeto “Portas do Tempo”, com apoio da CIM Alto Minho, em Caminha, onde ocorre a primeira apresentação, no dia 10, pelas 21h30.

Este mês marcará também o início da internacionalização do Teatro do Noroeste em 2018, através do Circuito Ibérico de Artes Cénicas, que levará a três cidades espanholas o espetáculo “24A74 – Salgueiro Maia”, monólogo interpretado pelo ator e também diretor artístico da companhia, Ricardo Simões. A primeira apresentação será no dia 15 de Março, no Teatro La Fundición, em Sevilha, a que se segue, logo no dia seguinte, uma apresentação no Teatro Guirigai, em Los Santos de Maimona. Na semana seguinte, a 22 de março, o espetáculo viaja até ao Teatro de La Estación, em Saragoça.

Também no âmbito do Circuito Ibérico de Artes Cénicas, no dia 17 de março, o Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda recebe o espetáculo “Ñaque, ou sobre piolhos e atores”, do CENDREV – Centro Dramático de Évora, com encenação e interpretação de José Russo e Jorge Baião, a partir do famoso original de José Sanchis Sinisterra.

O Dia Mundial do Teatro, 27 de março, será assinalado com o acolhimento do espetáculo “Crise no Parque Eduardo VII”, uma produção da Comuna – Teatro de Pesquisa, companhia lisboeta que celebrou 45 anos em 2017. Este espetáculo, descrito como uma “tragédia mascarada de comédia”, tem adaptação e encenação de João Mota, a partir do texto de Herb Gardner e conta com Igor Sampaio e Carlos Paulo nos principais papéis.

Sempre constante é o funcionamento as Oficinas de Teatro regulares do  Projeto Comunidade do Teatro do Noroeste. O ATIVAsénior, dirigido por Tiago Fernandes, e o ATIVAjúnior, dirigido por Elisabete Pinto, trabalham às terças-feiras, entre as 18h30 e as 20h00. O Enquanto Navegávamos – Oficina com Ex-Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, coordenado por Ana Perfeito, trabalha no mesmo horário, mas todas as quartas-feiras.

O exercício final deste trimestre de trabalho do Projeto Comunidade, com o tema “Almada, 125 Anos, Negreiros”, será apresentado no dia 24 de março, pelas 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

O Serviço Educativo do Teatro do Noroeste promove a iniciativa Digestivo – Conversas pós-espetáculo, um momento de conversa entre os atores e encenadores e os públicos de cada espetáculo. O Digestivo decorrerá no final das sessões de cada um dos quatro acolhimentos marcados para este trimestre. Também a criação “Antes de Começar” terá Digestivo, marcado para a representação do dia 24 de fevereiro – o primeiro sábado de apresentação do espetáculo para público geral.

A exposição retrospetiva “Teatro do Noroeste – CDV 25 Anos”, com curadoria de Paula Anjos, que está patente no Teatro Municipal Sá de Miranda desde o passado dia 6 de dezembro de 2016, continua aberta ao público, de terça a sábado das 09h00 às 19h00, com entrada livre. É também possível a realização de visitas guiadas para grupos escolares e turísticos, sendo necessária marcação prévia.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares