11 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 21 Abril, 2025
spot_img
InícioRubricasEmpreende +Tabacaria Gomes - Um ponto de encontro obrigatório na vila de Caminha

Tabacaria Gomes – Um ponto de encontro obrigatório na vila de Caminha


Depois de ter estado instalada durante anos a fio na Praça Conselheiro Silva Torres em Caminha, a Tabacaria Gomes deslocou-se há um ano para a Rua de São João. Num espaço totalmente renovado e com um conceito de loja completamente diferente, o Empreende + desta semana foi conhecer um pouco melhor este espaço comercial que é uma referência no concelho de Caminha.

Elsa Cepa, atual proprietária da Tabacaria Gomes, contou ao Jornal C como tudo começou há 60 anos pela mão do seu avô materno, Francisco Gomes.
“O meu avô vivia à época com a família na cidade do Porto. Como representante do Jornal de Notícias em algumas zonas do Alto Minho, principalmente no concelho de Caminha, ele vinha diariamente de comboio distribuir o Jornal. Saía muito cedo do Porto, por volta das 5 da manhã”.
Entretanto os jornais decidiram criar pontos de venda próprios em diversas localidades e foi assim que Francisco Gomes veio definitivamente para Caminha, onde abriu um quiosque de venda de jornais e tabaco e mais tarde de livros, na Praça Conselheiro Silva Torres.
A Francisco Gomes sucede-lhe o filho, Manuel Gomes, que após a reforma do pai, decide assumir as rédeas do negócio expandindo-o principalmente no que ao número de títulos diz respeito.
“A Tabacaria passa então a ser um local de referência para a procura de diversos títulos que dificilmente se encontravam noutros locais. Estamos a falar de uma diversidade de títulos enorme que neste momento já chega aos 40 mil, em várias línguas e que agregam diversas áreas. Acho que nem eu as consigo enumerar todas”, refere Elsa Cepa.

tabacariagomes3

Por volta do ano 2000, Manuel Gomes decide colocar o negócio à venda e é então que Elsa Cepa decide, em parceria com um sócio, comprar o quiosque fundado pelo avô.
“Muito sinceramente nunca me tinha passado pela cabeça ficar com o negócio apesar da minha família, tanto do lado da minha mãe como do meu pai, sempre ter estado muito ligada aos jornais”.
Apesar de nunca lhe ter passado pela cabeça ficar à frente do negócio, Elsa Cepa confessa o fascínio que sempre teve pela loja do avô.
“Ainda hoje tenho a imagem da loja antes de ter sido remodelada pelo meu tio. Havia uma prateleira baixa onde estavam expostos os livros infantis e eu lembro-me de ser pequena e passar tardes inteiras sentada no chão e encostada à parede a ler e a folhear livros infantis”, recorda.
Ao longo dos anos a Tabacaria Gomes tornou-se num ponto de encontro obrigatório não só de caminhenses, mas de todos quantos em épocas festivas ou no verão, visitavam Caminha.
E apesar de seis décadas se terem passado, a verdade é que neste aspeto nada mudou, a Tabacaria Gomes continua a ser hoje, tal como há sessenta anos, um “spot” obrigatório.

tabacariagomes6
Há um ano atrás, mais precisamente a 19 de dezembro de 2014, depois de uma ação de despejo, a empresa é obrigada a deslocalizar-se e reabre completamente renovada na Rua de São João. Assim, aquilo que à partida poderia ter constituído um grande problema, acabou por ser “uma excelente oportunidade”, como revela Elsa Cepa.
“Nós saímos do Terreiro não por vontade própria, mas porque houve de facto uma alteração à lei do arrendamento que originou uma ação de despejo. Na altura confesso que pensei bastante sobre as consequências de deslocalizar um negócio que durante 60 anos sempre funcionou no mesmo local e onde as pessoas já estavam habituadas a ir. Não me parecia fácil mas ao mesmo tempo assaltava-me aquela ideia e vontade que há muito tinha de expandir o negócio, coisa que naquele sítio nunca seria possível por uma questão de espaço. Foi então que decidi começar a procurar uma nova localização e como sempre gostei muito da Rua de S. João decidi que seria um bom local para reabrir a Tabacaria”.
E assim foi…, a Tabacaria Gomes deslocou-se para um imóvel recuperado onde em tempos já tinha funcionado um comércio de venda de cobres.

Instalada em casa nova, a Tabacaria Gomes reabre complemente renovada, com mais oferta e com um novo conceito de loja.
Assim, e para além de comercializar mais de 40 mil títulos, a loja é hoje muito mais do que um simples quiosque onde se podem comprar revistas e jornais. A oferta é vasta, é uma espécie de loja com muitas lojas lá dentro.

tabacariagomes1

Na Tabacaria Gomes é possível comprar desde peças de artesanato de autor, com destaque para o artesanato do Alto Minho, até livros, produtos gourmet, guloseimas de fazer crescer água na boca a miúdos e graúdos, chocolates artesanais e uma variada gama de papelaria fina.
Os brinquedos são outro dos produtos comercializados na loja e que ocupam um lugar de destaque. Não são brinquedos comuns, são brinquedos amigos do ambiente como destaca Elsa Cepa.
“Temos uma gama de brinquedos muito grande, brinquedos que não utilizam pilhas nem materiais tóxicos e que por isso, para além de amigos do ambiente, são também muito didáticos.”.
Lego, brinquedos em madeira da Janod, Hape, as bonecas Corolle, uma criação francesa premiada, as réplicas da Siku ou da Bruder, os puzzles da Ravensburger, os livros infantis e juvenis, são apenas algumas das muitas opções que pode encontrar na Tabacaria Gomes.

tabacariagomes4

Outra das áreas da loja que chama a atenção é a dos produtos 100 por cento criação portuguesa. Produtos que, depois de terem caído no esquecimento, regressaram ao mercado com nova imagem, mas mantendo o charme do passado.
É impossível ficar indiferente a um sabonete Claus fabricado no Porto desde 1887 ou a uma conserva da conceituada conserveira Briosa. E o que dizer das tradicionais bolachas e biscoitos da Paupério, a adoçar os momentos dos portugueses desde 1874, a que se juntam também os famosos bombons “Imperador” da marca vianense?
Imperdível e impossível resistir…!!!
Mas na Tabacaria Gomes pode fazer muito mais… para além de saborear um café da conceituada marca Nespresso, pode passar os olhos pelas imprensa nacional e internacional, degustar uma cerveja artesanal das melhores marcas, e no final, antes de sair, tentar a sorte e quem sabe até ficar milionário.

tabacariagomes7

E se entretanto se esqueceu de comprar aquele presente para aquela pessoa especial, não se preocupe porque na Tabacaria Gomes vai certamente encontrar aquilo que precisa.
Para além dos produtos já referidos, saiba que ali também pode encontrar a conceituada faiança da marca Bordallo Pinheiro; os produtos de fumeiro da Quinta de Folga, o vinho Alvarinho da Quinta de Soalheiro, os caramelos artesanais da Papabubble, as infusões do Cantinho das Aromáticas, que são um produto biológico premiado; as tradicionais mantas de burel, um produto originário da Serra da Estrela, os jardins suspensos da “fiu”, e muitos outros.

tabacariagomes5

Aconselha-se uma visita ao espaço onde pode demorar o tempo que quiser.
Aberta de segunda a domingo das 8 às 21 horas, a Tabacaria Gomes só encerra no dia 25 de dezembro e no verão o horário é alargado até à uma da manhã.

Com pessoal formado e especializado em diversas áreas, que vão desde a gestão informática à economia, passando pelo design, a Tabacaria Gomes assegura um atendimento personalizado ao seus clientes.

Um ano depois de ter mudado de instalações, o balanço não podia ser mais positivo, garante Elsa Cepa.
Quanto a projetos futuros, passam pelo aumento da oferta em termos de produtos, pela criação de uma loja on line e pela expansão da marca Tabaria Gomes a outros locais. “Tenho consciência que não é fácil porque montar um negócio implica capital e riscos mas sim, é um objetivo”.

Elsa Cepa confessa que quando teve que deslocalizar a loja ainda ponderou a possibilidade de abrir noutro local, no entanto, a sua ligação e forte afetividade a Caminha depressa a fizeram desistir da hipótese.
“Não só resolvi reabrir em Caminha como entendi que era importante valorizar o negócio e dar-lhe uma nova imagem e uma nova dinâmica. Foi isso que fiz com a ajuda da minha família e de alguns amigos, gente de Caminha, entre eles o arquiteto Pita Guerreiro, responsável pelo gabinete “Consultores” que foi autor do projeto, pessoas que perceberam a minha ideia e me ajudaram a pô-la em prática”, conclui.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares