7 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 6 Dezembro, 2023
spot_img
InícioDistritoCaminhaSurto de Legionella: Vereadora da OCP considera que a Câmara não esta...

Surto de Legionella: Vereadora da OCP considera que a Câmara não esta a envolver presidente da junta de V.P.Âncora

Presidente da Câmara discorda

A vereadora da Coligação O Concelho em Primeiro (OCP) Liliana Silva, pediu ao presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, que envolva mais os presidentes da Junta na questão do surto de Legionela.

Este foi um dos assuntos abordados na última reunião do executivo que teve lugar ontem (quarta-feira) e onde Rui Lages teve oportunidade de fazer um ponto de situação em relação ao surto de Legionela que já infetou sete pessoas no concelho de Caminha.

Liliana Silva voltou a reiterar a necessidade de se acautelarem situações. “Não queremos alarme social, mas queremos ações concretas”, disse.

Na opinião da vereadora a Câmara deveria encerrar os equipamentos públicos do concelho, nomeadamente as piscinas municipais por entender que as pessoas em Vila Praia de Âncora estão “muito alarmadas” e até ao momento ainda não foi detetado o foco da infeção.

Liliana Silva disse não entender a falta de comunicação entre a Câmara e os presidentes de Junta das freguesias onde se registaram o casos, nomeadamente em Vila Praia de Âncora. “Não entendemos como é que a esta altura o presidente de Junta não está a par de tudo aquilo que se vai passando. Julgo que são eles que estão mais perto das populações e podem veicular informações que vão sendo passadas.Assim sendo penso que seria importante que os presidentes de junta que representam a população, fossem chamados para o palco de operações e lhe fossem dadas todas as informações para eles também poderem informar as populações. Lamentamos que no caso de Vila Praia de Âncora isso não esteja a acontecer”, sublinhou.

Em resposta, Rui Lages garantiu que o primeiro presidente a ser contactado foi o presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro.

“O primeiro presidente de junta com quem contactei logo no dia em que tive conhecimento deste surto, foi precisamente o senhor presidente de Junta de Vila Praia de Âncora. Alertei-o, transmiti-lhe toda a factualidade conhecida até à data. Partilhei com ele toda a informação que tinha, ele partilhou comigo a sua preocupação, e disse-lhe que estria sempre disponível para o que achasse necessário e que estaríamos sempre em contacto.Para nós a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora é um parceiro em todas as matérias e nesta não é exceção”, disse.

Considerando que não se deve lançar alarme social na população, o autarca de Caminha disse que era importante fazer um equilíbrio de posições. “O que temos tentado fazer é, com racionalidade e razoabilidade, e tendo em consideração toda a informação técnica que nos é disponibilizada, tomar decisões”.

Quanto ao fecho das piscinas, o presidente da Câmara disse que não o fez porque teve informações do delegado de saúde que não haveria essa necessidade. “Eles próprios estiveram no terreno e concluíram que à data não havia qualquer foco de contaminação nas piscinas”.

Se por acaso houver alguma alteração em relação aos equipamentos municipais, Rui Lages garante que a Câmara agira e tomará decisões em conformidade tendo sempre como base informações técnicas”, disse.

O chefe do executivo caminhense terminou como um apelo à união de todos quantos têm responsabilidades públicas e sublinhou a importância de passar uma mensagem de “serenidade e tranquilidade à população”. Prometeu ainda transparência em todo o processo e deixou a garantia que dará todas as informações sobre este surto que já infetou 7 pessoas em Vila Praia de Âncora, Vilarelho e Moledo.

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares