A Véspera de Natal refere-se à noite ou todo dia que precede o dia de Natal, uma festa que comemora o nascimento de Jesus de Nazaré. O Dia de Natal é festejado em todo o mundo e a véspera de Natal é amplamente vista como um feriado, total ou parcial, em antecipação ao dia de Natal. Juntos, os dois dias são considerados uma das celebrações mais culturalmente significativas da cristandade e da sociedade ocidental.
E hoje realiza-se, um pouco por todo o mundo, a tradicional ceia de natal ou consoada.
O termo consoada refere-se não só à ceia de natal mas também à entrega de presentes na época natalícia, como modo de demonstrar carinho e amizade pela pessoa a quem se oferece o presente. A tradição da consoada nasceu na Roma antiga e tem a sua origem em costumes pré-cristãos.
Falando em pratos tradicionais da ceia de Natal, é a partir do século XVI que o perú se torna rei das mesas europeias.
Mas em Portugal, o rei ainda é o bacalhau cozido com batatas e couve. Mesas há onde o polvo e o perú também são opção. E para sobremesa não podem faltar as tradicionais rabanadas e claro o bolo rei.
Por estes dias a azáfama nas cozinhas é grande e a rádio caminha foi visitar uma onde não à mãos a medir para satisfazer todas as encomendas de doçaria que logo mais irão fazer as delícias de miúdos e graúdos.
Feitas as sugestões para esta noite de consoada, só nos resta desejar-lhe uma excelente ceia de Natal se possível com toda a família reunida à mesa.