21.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoMelgaçoSeniores cada vez mais ativos em Melgaço

Seniores cada vez mais ativos em Melgaço

Entre os dias 25, 26 e 27 de setembro Melgaço acolhe a V edição do Olympics4All – Olimpíadas Intergeracionais distritais. Durante três dias, cerca de 250 atletas seniores dos dez municípios do distrito de Viana do Castelo mostrarão a sua condição física. Participarão em diferentes modalidades desportivas, como voleibol, basquetebol, atletismo, natação e futebol, e também em jogos tradicionais – petanca, malha, corda e boccia.

Serão dez equipas, cada uma em representação dos dez municípios do Alto Minho. Protagonizarão um desfile, do Largo do Mercado Municipal ao Largo Hermenegildo Solheiro, pelas 10h00, local onde decorrerá a cerimónia de abertura, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Manoel Batista.

A dinamização das Olimpíadas Intergeracionais distritais são um exemplo da cooperação intermunicipal em prol da melhoria da qualidade de vida das suas populações, através da consciencialização para a prática do desporto sem fronteiras, sem idade e sem género predefinidos. O objetivo é promover hábitos de vida saudáveis e de práticas inclusivas através da competição saudável de modalidades desportivas universais e de jogos tradicionais.
Todas as atividades decorrerão no Complexo Desportivo do Centro de Estágios de Melgaço, com exceção das provas de natação que decorrerão nas Piscinas Municipais.

A noite também será agitada. No dia 25 os atletas terão oportunidade de participar num karaoke, que terá lugar junto às piscinas do Centro de Estágios, e no dia 26 dançarem com o grupo da Casa das Concertinas de Melgaço, junto ao Gimnodesportivo.

O jantar de gala finda o evento, no dia 27, no restaurante “O Adérito”, com a entrega dos troféus às equipas vencedoras e aos dois atletas mais idosos e ainda de uma medalha de participação para todos os atletas.

Semana Europeia do Desporto
O evento insere-se na programação da Semana Europeia do Desporto que decorre de 23 a 30 de setembro. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia e que tem como principal objetivo a promoção dos benefícios da prática regular do desporto, sendo celebrada simultaneamente em 38 países e coordenada em Portugal pelo IPDJ. Para o efeito foi criado há cinco anos o movimento #BeActive, incentivando cada um a estar ativo durante a “Semana” mas também a permanecer ativo durante todo o ano.

Neste âmbito, Melgaço promove “O ciclismo vai à escola”, entre os dias 23 e 27 de setembro, junto da comunidade escolar; o “ Olympics4All – Olimpíadas Intergeracionais distritais”; e inaugura o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Melgaço, no dia 28 de setembro, pelas 16h00, no Centro de Estágios de Melgaço.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares