21.2 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 4 Agosto, 2021
spot_img
InícioNão CatalogadaSeixas: Inaugurado troço da Ecovia entre o Cais de São Bento e...

Seixas: Inaugurado troço da Ecovia entre o Cais de São Bento e Pedras Ruivas

Foi inaugurado hoje o troço da ecovia Caminho do Rio Minho – Troço Pedras Ruivas/Cais de S. Bento, em Seixas. A obra resultou de uma parceria entre a Câmara de Caminha e a Agência Portuguesa do Ambiente.

O passeio inaugural, a pé, contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Mendes, com membros do executivo da Junta de Freguesia de Seixas e Câmara de Caminha.

201242628_254600829753862_3293424553409761136_n

Rui Ramalhosa presidente da Junta de Freguesia de Seixas, congratulou-se com a inauguração e aproveitou a visita dos governantes para lembrar a necessidade da conclusão na zona de lazer que está prevista para a zona envolvente ao Cais de São Bento onde já existe um parque infantil.

“Hoje é um dia importante para a nossa freguesia na medida em que vemos concluída a ecopista que era uma aspiração dos seixenses. Também é com muito agrado que vemos a nossa praia de Pedras Ruivas  requalificada.

Aproveitei esta visita do senhor presidente da Câmara e da senhora secretária de estado do turismo para lembrar a necessidade de concluirmos a requalificação do espaço junto ao parque infantil em São Bento, onde está previsto colocar alguns equipamentos fitness e a criação de uma zona de descanso”, referiu.

199799027_1357386434632976_6211109529177511019_n

O prolongamento da Ecovia Caminho do Rio Minho até Caminha já está a ser estudado, garantiu o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves.

“Neste momento já temos 3 possibilidades de projeto que irão ser discutidas com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Como sabe estamos a falar de um troço com alguns constrangimentos, com o atravessamento da ponte sobre o rio Coura, mas o prolongamento até Caminha é claramente um objetivo”, garantiu Miguel Alves

O novo troço da ecovia Caminho do Rio Minho, de aproximadamente 1 quilómetro e 100 metros, custou 270 mil euros e teve a colaboração financeira da APA, cuja comparticipação foi de 100 mil euros.

Concelho de Caminha com 5 praias de bandeira azul

3m1a4389_1_1024_2500

Antes da inauguração do troço da ecovia, decorreu na praia de Moledo a cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul da Região Norte, presidida pela Secretária de Estado do Turismo.

Rita Marques encerrou a sessão naquela que, disse, “também é a minha praia”, recordando que passou boas temporadas em Moledo. Apesar da pandemia, “olhamos para trás com uma nota positiva”. Considerou 2020 como o ano do “tudo por tudo” em que Portugal foi classificado como o melhor destino turístico. Agradeceu o trabalho de todos e referiu-se à estratégia do Governo e ao plano de reativação do Turismo, com um investimento de seis milhões de euros.
A governante destacou os três grandes objetivos da estratégia turística: turismo sim, em todo o território; turismo sim, todo o ano (combatendo a sazonalidade); mais turismo, mas melhores turistas, os que cumprem as regras da sustentabilidade, respeitam os territórios e as comunidades.

Miguel Alves agradeceu a todos os que, com a Câmara Municipal, têm trabalhado para que a evolução seja tão positiva ao fim de quase oito anos de executivo. Recordou: “quando chegamos em 2013 havia 4 praias de banhos, hoje temos 6; havia 2 bandeiras Qualidade Ouro, hoje temos 4; havia 3 Bandeiras Azuis, hoje temos 5. Isso quer dizer que fizemos o nosso trabalho e é preciso dar mérito a todos os que nos ajudaram”.

Recorde-se que o concelho de Caminha mantém, nesta época balnear, as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas hastearam a Bandeira Azul da Europa: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros. Conquista ainda quatro Bandeiras Qualidade Ouro, nas praias marítimas, atribuídas pela Quercus. A Praia do Forte do Cão, na freguesia de Âncora, é uma das 53 praias portuguesas de Zero Poluição, “prémio” muito exclusivo e exigente, da associação ambientalista ZERO.
A época balnear para as praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão termina a 12 de setembro. No caso das Azenhas, em Vilar de Mouros e da nova Praia de Pedras Ruivas, a época inicia-se a 1 de julho terminando a 31 de agosto.

Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares