A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde anunciou um reforço de sete milhões de euros para financiar investimentos nos blocos de parto, o que vai permitir satisfazer as candidaturas apresentadas por 33 hospitais públicos. O Hospital de Braga recebe mais de um milhão e o de Viana cerca de dois milhões, avança o Jornal O MINHO.
No total, o programa de incentivo financeiro à qualificação dos blocos de parto do Serviço Nacional de Saúde passa a dispor de um montante de 27 milhões de euros destinados a “financiar investimentos nos 33 hospitais que apresentaram candidaturas”, adiantou a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde em comunicado.
Lançado em janeiro pelo Ministério da Saúde, este programa tinha, inicialmente, uma dotação de 10 milhões euros, montante que se revelou insuficiente face ao total dos investimentos candidatados pelos hospitais.
Perante isso, sofreu já este mês um reforço para 20 milhões de euros destinados a obras e equipamentos, mas abrangendo apenas 25 dos 33 hospitais que apresentaram candidaturas.
Segundo a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, são elegíveis neste programa os investimentos na aquisição de equipamentos para os blocos de parto considerados indispensáveis para a prestação de cuidados de saúde de qualidade, assim como projetos e intervenções ao nível das infraestruturas.