A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira vai devolver “vida” ao centro de uma aldeia local, Loivo, que viu as escolas esvaziarem-se e as crianças partirem para outras zonas do concelho, devido ao reordenamento da rede escolar.
Graças a um protocolo recém estabelecido entre a Misericórdia e a Câmara Municipal local, a antiga EB1 daquela freguesia, que não chega ao milhar de habitantes, vai ser transformada num Centro de Dia para receber os idosos daquela e de aldeias vizinhas. Foi para procurar encontrar uma resposta social para problemas como o isolamento dos idosos e os edifícios escolares vazios, que o executivo municipal de Vila Nova de Cerveira decidiu contactar a Santa Casa da Misericórdia local.
A autarquia compromete-se a subsidiar a Santa Casa na componente da comparticipação própria a que haja lugar para execução de obras no edifício, isto no âmbito de uma candidatura a apresentar a fundos comunitários, com o valor estimado de 30 mil euros”. O provedor da Santa Casa da Misericórdia conta gastar nas obras, mas também no equipamento do edifício, cerca de 50 mil euros.
A abertura como Centro de Dia para apoio a idosos deverá ocorrer até ao final deste ano. O espaço, que é cedido a título gratuito pela autarquia por um período de 10 anos renovável, vai ter capacidade para receber 25 utentes e permitir a criação de 5 novos postos de trabalho. Rui Alberto da Cruz sublinha tratar-se de “um investimento fundamental” numa sociedade envelhecida e sem respostas suficientes para os mais velhos:
A Misericórdia de Cerveira vai transformar a EB1 de Loivo num centro de dia.