14.2 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 22 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaRIET pede que ligação de Caminha a Espanha seja analisada na Cimeira...

RIET pede que ligação de Caminha a Espanha seja analisada na Cimeira Ibérica

A ligação de Caminha a La Guardia, através do Rio Minho, (inexistente desde Abril, altura em que o ferry-boat Santa Rita de Cássia deixou de navegar) vai ser debatida na próxima Cimeira Ibérica. É pelo menos essa a intenção da RIET, Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças, formada por 31 entidades políticas, empresarias e universitárias e presidida pelo autarca de Viana do Castelo. A Assembleia Geral daquela entidade  vai pedir à próxima cimeira luso-espanhola  um plano de actuações económicas de fronteira centrado no desenvolvimento das infra-estruturas viárias, portuárias e ferroviárias, assim como a criação de uma plataforma conjunta de correios e um portal administrativo conjunto que facilite a criação e implementação de empresas no outro lado da fronteira.

A Assembleia, que acaba de acolher 7 novos sócios – 6 universidades de territórios de fronteira (Vigo, duas de Salamanca e Huelva, pela parte espanhola e Aveiro e Trás-os-Montes e Alto Douro, pela parte portuguesa) juntamente com a Confederação de Empresários da Galiza -, considera prioritários os corredores ferroviários de mercadorias Sines-Badajoz, Aveiro-Salamanca e Sines Ferrol para rentabilizar a ampliação do Canal do Panamá, que serão comtempladas através de um convénio marco de transportes de proximidade transfronteiriço no âmbito das comunidades autónomas espanholas e as respectivas direcções regionais de Portugal.

Por isso, a RIET vai recomendar à Cimeira Ibérica a recuperação da navegabilidade do rio Minho, com especial atenção ao troço entre A Guarda e Caminha. A RIET considerou prioritário que se avance no corredor ferroviário entre Sines, a sul de Lisboa e Ferrol, em que cujo troço intermédio se encontra em Vigo-Porto, actualmente em fase de licitação por parte das autoridades lusas.

Paralelamente, será solicitado à Cimeira Ibérica a modernização da ligação Madrid-Lisboa (Lusitânia) na zona portuguesa e garantir a sua continuidade. “Trata-se de uma ligação fundamental para vertebrar o território tanto a nível de passageiros como de mercadorias”, avança a RIET em comunicado. Actualmente encontra-se paralisada a renovação de vias no lado português.  Também reclama das autoridades espanholas modernização do troço na ligação da linha Beira Alta, desde Fuentes de Oñoro até Salamanca.

No plano viário, a Rede Ibérica solicitará a ligação A6/E82 entre Quintanilha e Zamora para dar continuidade à auto-estrada transmontana que estará pronta em finais deste ano, assim como definir o ponto de ligação entre a auto-estrada transmontana com a A52 entre Puebla de Sanabria e Bragança. Por último, a RIET reclama a construção da Ponte Internacional de Masuaco, em Salamanca.

A RIET solicitará igualmente à Cimeira Ibérica terminar a implementação do início das obras do corredor ferroviário de mercadorias Sines-Poceirão-Elvas-Badajoz.

No plano viário, a Rede Ibérica solicitará que se retome o estudo e a previsão orçamental no lado português para terminar a ligação da A5, Madrid-Badajoz, à de altura de Plasencia-Coria-Castelo Branco, assim como, a ligação por auto-estrada de Morajela-Monfortiño-Castelo Branco (a união da EX-A1 com a A23).

A RIET solicitará à Cimeira Ibérica lançar o estudo para criar a linha ferroviária Fuente San Esteban até Pocinho, que esteve em exploração mas foi encerrada devido a problemas económicos, embora a parte do troço português continue cativo. Também será  solicitada uma linha ferroviária que ligue Huelva e Faro.

O presidente da RIET e presidente de Viana do Castelo, José Maria Costa, afirmou que “enquanto até esta data éramos a maior fronteira e mais antiga da Europa, agora convertemo-nos na mais participativa e estruturada ao consolidarmos como um modelo único na Europa, integrada por 14 entidades transfronteiriças, 14 associações empresarias e 6 universidades, tanto de Espanha como de Portugal”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares