8.5 C
Caminha Municipality
Domingo, 23 Março, 2025
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraVila Nova de Cerveira: Ribeiro de S. Gonçalo - Limpeza em grande...

Vila Nova de Cerveira: Ribeiro de S. Gonçalo – Limpeza em grande escala para proteger e valorizar ecossistema

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a proceder a uma importante intervenção nas margens do Ribeiro de S. Gonçalo, numa extensão de 4ha, com o objetivo de promover a limpeza e a preservação do ecossistema local. Enquadrada nas políticas ambientais do município, com foco na sustentabilidade e na proteção dos recursos hídricos essenciais para a comunidade, a presente ação vai ser realizada em várias fases, abrangendo as áreas mais críticas ao longo daquele curso de água.

A execução de faixas de gestão de combustível, com largura aproximada de 10m, tem como principal propósito a remoção de plásticos e detritos que possam ter sido arrastados aquando das cheias de 1 de janeiro de 2023, garantindo a fluidez do escoamento da água e reduzindo o risco de alagamentos durante períodos de chuvas intensas. Além disso, a limpeza contribuirá para a recuperação da biodiversidade local, proporcionando um ambiente mais saudável para a fauna e flora aquática. Não obstante, promove-se a valorização do espaço público, criando um ambiente mais agradável e acessível à população para atividades de lazer.

Além da intervenção no imediato, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira compromete-se a manter o acompanhamento e a gestão contínua das margens do Ribeiro S. Gonçalo, garantindo que a limpeza não seja uma ação pontual, mas parte de uma estratégia de conservação a longo prazo.

Todo o capital natural associado à bacia do rio Minho, designadamente o Ribeiro de S. Gonçalo, dotam Vila Nova de Cerveira de serviços de ecossistemas que aportam benefícios para o bem-estar social, mas também para a sustentabilidade da economia, através de serviços de provisão (agricultura e pesca), da regulação climática e de serviços de suporte à biodiversidade, sendo fundamental trabalhar a preservação, a recuperação e a valorização partilhada destes recursos com o envolvimento da sociedade civil.

Pela sua essência, esta intervenção enquadra-se na operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares