Entraram na fase final as obras de reconversão do edifício que vai acolher a nova sede do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora. Nesta altura estão em curso trabalhos de acabamento, num projeto em que foi possível conjugar esforços e juntar várias entidades, tornando assim possível colocar ao serviço não apenas da população de Riba de Âncora, mas de todo o concelho, uma valência importante na área social, que apoiará sobretudo a Terceira Idade.
Após a cedência, pela Câmara Municipal de Caminha, à Junta de Freguesia de Riba de Âncora do edifício da antiga escola, foi possível dar um novo e determinante impulso ao que era um sonho e uma necessidade: garantir uma sede adequada ao Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora. A obra começou no final de agosto do ano passado e tem decorrido a bom ritmo.
Para Rui Lages, presidente da Câmara de Caminha, esta intervenção é uma mais-valia que vai constituir no apoio às famílias e aos mais idosos, mas também porque resulta da vontade e do empenhamento. “Sabemos que conseguir os meios necessários para avançar com projetos é por natureza um esforço, muitas vezes complexo. É o dia-a-dia de um autarca, é um desafio permanente. Nem sempre trabalhamos com o conforto que constitui a união de esforços, de vontades, o empenhamento coletivo”.
A nova sede do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora vai nascer, como referimos, no que outrora foi a escola primária da freguesia. O edifício, propriedade da Câmara Municipal de Caminha, foi cedido gratuitamente, através de contrato comodato, por 50 anos, para instalação do equipamento social.