Um dos projectos sociais mais interessantes dos últimos anos está a chegar a Viana do Castelo. O Refood vai ser implementado na capital do distrito para aproveitar a comida que sobra nos restaurantes, cafés e outros estabelecimentos do ramo alimentar para depois redistribui-la por quem mais precisa. Acabar com o desperdício alimentar é o lema.
O projecto, que foi criado em 2011 por Hunter Hadler, já conta com núcleos espalhados por todo o país e está neste momento a tentar implementar-se em Viana do Castelo. Para que tal seja possível, precisa de angariar pelo menos 70 voluntários.
Francisca Esteves, uma das pioneiras na capital do distrito, explica que no final do ano vai ser realizada uma reunião sementeira para constituir o núcleo duro do Refood vianense. Ainda não há data marcada para esse encontro.
A Refood chega agora a Viana do Castelo, mas o processo de implementação encontra-se, ainda, numa fase embrionária. Vai ser realizada uma Reunião Sementeira no final do ano, mas ainda sem data marcada, para definir o início da REFOOD no Alto Minho. A instalação do núcleo local de Viana do Castelo depende do sucesso deste evento, pois é necessário que estejam lá reunidas pelo menos 70 pessoas dispostas a dar duas horas da sua semana a esta causa.