O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) e o norueguês Mads Ostberg (Ford Fiesta) partem esta sexta feira para o segundo dia do Rali de Portugal na liderança repartida, na etapa que liga Viana do Castelo a Braga, depois de terem igualado o melhor tempo na superespecial de Lousada.
Neuville, vencedor das últimas duas provas e terceiro no Mundial, e Ostberg detêm um décimo de segundo sobre o neozelandês Hayden Paddon (Hyundai i20), mas vai ser o francês e tetracampeão do mundo Sébastien Ogier (Ford Fiesta) o primeiro a partir para as seis classificativas no Alto Minho e para a ‘Braga Street Stage’.
O estatuto de líder do Mundial vai obrigar Ogier, sexto na superespecial a 0,7 segundos dos mais rápidos, a partir na frente e a ‘limpar’ a estrada, seguindo-se a ordem da classificação de pilotos, com o finlandês Jari-Matti Latvala, vencedor do Rali de Portugal em 2015, e Neuville, enquanto Ostberg, que venceu a prova lusa em 2012, vai ser o 12.º a enfrentar os troços.
No dia seguinte ao arranque na pista de ralicrosse de Lousada, a 51.ª edição do Rali de Portugal prossegue com oito classificativas, a disputar a partir das 10:09, com duplas passagens pela renovada especial de Viana do Castelo (26,7 km) e pelos invertidos troços de Caminha (18,1 km) e Ponte de Lima (27,46 km), antes da estreia da ‘Braga Street Stage’ (1,9 km), que sucede ao mesmo conceito urbano disputado anteriormente no Porto.
Miguel Campos vai defender o estatuto de português mais rápido em prova, depois de ter sido 22.º em Lousada, uma liderança ‘presa’ por meio segundo sobre Pedro Meireles e Miguel Barbosa, todos em Skoda Fabia R5.