Há quatro projetos semifinalistas, apresentados por empreendedores do concelho de Caminha, que chegaram à semifinal do Prémio Norte Empreendedor (Prémio do Projeto Novo Rumo a Norte). Nesta semifinal, que consistiu num “pitch” – apresentação de ideias de negócio do Alto Minho que passaram a primeira “seleção”, foram registados na totalidade 15 projetos.
Caminha foi o concelho do Alto Minho com o maior número de projetos que passaram a esta fase e o concelho foi também o que mais ideias e mais formandos levou à semifinal.
Os projetos selecionados são os seguintes: Projeto “Trajadinha” – gestão de alojamentos locais, apresentado por Pedro Gonçalves (freguesia de Argela); Projeto “Sete Caminhos” – SETE roteiros e eventos com experiência gastronómica Única, de Vítor Barroso (freguesia de Riba de Âncora); Projeto “See and Sea” – comercialização de fertilizante de algas marinhas a utilizar em sistemas de agricultura biológica – de Luísa Rodrigues (freguesia de Moledo) e Projeto “Minho Travel” – plataforma colaborativa de promoção de experiências no Alto Minho, de Sónia Liz (freguesia de Vilar de Mouros).
O projeto Novo Rumo a Norte pretende premiar empreendedores e incentivar a criação de novas empresas em áreas de especialização inteligente para a Região Norte. O valor do prémio é de 40.000€, para as oito melhores ideias de negócio.